terça-feira, 31 de maio de 2022

MAJOR DA PM SOFRE ATENTADO EM ANAPU

O major da PM Giovane Henrique Sales da Silva, comandante do Batalhão de Anapu, foi vítima de atentado a bala no início da madrugada desta terça-feira, 31 de maio. 

De acordo com o que foi apurado pelo site O Antagônico, o major dormia no quarto de seu apartamento, situado na rua Pernambuco, bairro Liberdade, quando foi acordado com o barulho de disparos de armas de fogo. Ao levantar da cama, o oficial viu que a porta da frente de seu apartamento, que era de vidro, foi destruída pelos disparos. Ato continuou, o major registrou ocorrência, ainda na madrugada, na Depol de Anapú, perante o delegado Lindoval Borges, que iniciou imediatamente as investigações. 


E foi seguindo a tese que o criminoso sempre retorna ao local do fato que a Polícia Civil prendeu, nas primeiras horas da manhã, o soldado da PM Jandislânio Marinheiro, que estava rondando o local em um carro de passeio, juntamente com outro homem, que dirigia o carro. 


Com o soldado foi apreendido um revólver calibre 38, porém no apartamento do mesmo, os policiais encontraram um fuzil calibre 12 e capsulas de pistola .40, compatíveis com as que atingiram a porta do apartamento do major Giovane Silva. 


Em seu depoimento, “Marinheiro”, como é conhecido o soldado, negou ter sido o autor dos disparos, afirmando que veio de Belém recentemente para participar de um curso de tiro em Anapú. No entanto, o homem que dirigia o carro contou uma versão diferente, declarando que “Marinheiro” estava hospedado no apartamento do tenente Eliaquim, que foi transferido recentemente de Anapú. O Apartamento é vizinho ao do major Giovane Silva. 

Para a polícia, o homem contou que foi ele quem entregou as chaves do apartamento ao soldado “Marinheiro”, a pedido do tenente Henrique. Após o depoimento o homem foi liberado. No entanto, o soldado “Marinheiro” continua preso e segue sendo investigado. 

O Antagônico tentou, sem sucesso, contato com o major Giovane. Até a publicação desta matéria ele não havia retornado às nossas ligações. O delegado Lindoval Borges, que preside o inquérito, disse que não ia se manifestar sobre o caso. 

últimas informações repassadas a nossa reportagem dão conta de que o tenente Eliaquim estaria contrariado com a atuação do major em Anapu e teria responsabilizado o mesmo pela sua transferência para outro município. Até o início da noite de ontem, o Comando da Polícia Militar não havia emitido nota sobre o assunto.

Fonte: O Antagônico

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO VARREDURA, NOS MUNICÍPIOS DE NOVO PROGRESSO, ITAITUBA E NO DISTRITO DE CASTELO DOS SONHOS

Três foram conduzidos para a delegacia para o cumprimento de todas as medidas

A Polícia Civil deflagrou, na manhã do último domingo, 29, a Operação “Varredura”, com o objetivo de dar cumprimento a mandados de busca e apreensão em residências localizadas no distrito de Castelo dos Sonhos e nos municípios de Novo Progresso e Itaituba. A ação contou com o apoio da Polícia Militar e da Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM). 

Foto: PC Pará 

Durante a ação policial de cumprimento dos mandados, três pessoas foram presas em flagrante pela prática do crime de tráfico de drogas. Na residência de um casal foram encontrados 23 pinos de cocaína, diversos aparelhos celulares, notebooks, uma balança de precisão e quantia de dinheiro em espécie. Em outra residência, de outra mulher foram encontradas mais porções de entorpecentes.

Fonte: PC Pará 

JOGOS ABERTOS DO PARÁ INICIAM NESTA QUARTA-FEIRA,01 DE JUNHO,EM ALTAMIRA

Em 2022, Altamira é a cidade sede da realização da 11ª XI edição dos Jogos Abertos do Pará que pertencem a fase regional Xingu/Tapajós. O evento que não acontecia há 3 anos por causa da pandemia, terá sua abertura na próxima quarta-feira, 01 de junho, às 19h no Ginásio Nicias Ribeiro, localizado no bairro Brasília.

A Prefeitura de Altamira por meio da secretaria municipal de Esporte e Lazer (Semel), tem realizado todo o preparo para a competição, com reuniões e adequações de espaços públicos que serão utilizados para a realização dos jogos.

No dia 20 de maio no centro convenções e cursos de Altamira, representantes da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), realizaram a entrega de materiais esportivos para os atletas dos municípios que vão participar das competições.



sábado, 28 de maio de 2022

URUARÁ:JOVEM É ASSASSINADO A TIROS NO CENTRO DA CIDADE

Por volta das 22:30h da última quinta-feira, 26, um jovem identificado pelo nome Mateus Rodrigues de Jesus, de 19 anos, acabou sendo assassinado a tiros na esquina da Avenida Pará com a Rua Floriano Peixoto, centro residencial da cidade de Uruará (PA). 

Foto: Vítima 
Segundo informações policiais, o jovem foi atingido por dois disparos de arma de fogo, chegou a ser socorrido pelo SAMU, mas não resistiu aos ferimentos e evoluiu a óbito no Hospital Municipal após passar por procedimento cirúrgico.

Ainda segundo informações, a vítima trabalhava nas ruas da cidade com um carrinho de mão vendendo produtos como frutas.

Fonte:Gazeta Real

ONDA DE VIOLÊNCIA EM ALTAMIRA: 12 MORTES LIGADAS A FACÇÕES CRIMINOSAS CONTINUAM SEM RESPOSTAS NO PARÁ

Até então, ninguém foi preso por envolvimento em execuções na cidade, ocorridas no intervalo de duas semanas

A onda de violência em Altamira, sudeste do Pará, que deixou 12 pessoas executadas a tiros em duas semanas, continua sem respostas das autoridades em segurança. Uma força-tarefa foi montada na cidade à época dos crimes, mas até então, ninguém foi preso.

A Polícia Civil informou nesta sexta-feira (27) que "todos os casos estão sendo investigados". A corporação disse que alguns dos envolvidos foram identificados, mas não afirmou quantos.

Ainda segundo a PC, "diligências estão sendo realizadas para ouvir testemunhas e localizar os demais responsáveis pelos crimes".

Um suspeito de envolvimento em assassinato ocorrido em uma barbaria da cidade foi morto em tiroteio com a Polícia. Ele não teve a identidade divulgada.

Os assassinatos foram entre 2 a 14 de maio - veja a cronologia no infográfico. A maioria das vítimas foram mortas a tiros na porta de casa, sem chance de defesa. Todos os crimes possuem características de execução e estão ligados a facções criminosas, segundo o governador Helder Barbalho (MDB).

Um dos casos que mais chocou os moradores foi uma chacina em uma distribuidora de bebidas, na noite de sábado (14). Quatro pessoas foram mortas e quatro ficaram feridas.

Outro assassinato neste mesmo dia foi o de Marcelino Souza, de 31 anos, morto a tiros dentro de casa.

“Fui eu quem contratou ele. Nunca vimos uma má conduta nas suas ações. Pelo contrário, ele sempre foi dedicado ao trabalho e à igreja”, afirma o coordenador.

A Amoreri ajuda a promover produtos da sociobiodiversidade da região, como a castanha-do-Pará, borracha natural, babaçu e sementes nativas. Marcelino Souza era responsável por receber, registrar e organizar esses produtos.

“Ele organizava para depois distribuímos esses produtos para nossos clientes. Infelizmente, naquele dia estava na companhia de um amigo, lavando a moto. De repente, alguns homens já chegaram atirando e ele morreu no local. O amigo conseguiu escapar”, conta o coordenador da Amoreri.

A esposa da vítima diz que a família está até agora se perguntando por que isso aconteceu com ele. Ela também pediu para não ser identificada.

“O povo dizia que o rapaz que estava com ele era errado. Quando esse rapaz se sentia aflito, ele ia atrás do meu esposo, para conversar, falar de Deus. O rapaz falou para o meu esposo que estava com muito medo. Meu marido mal sabia que iria morrer para salvar aquela pessoa aflita”, lamenta.

CONFLITOS ENTRE FACÇÕES 

De acordo com o governo do Pará, as doze execuções registradas em duas semanas em Altamira podem estar ligadas a conflito entre facções criminosas na cidade.

Para o pesquisador Aiala Colares, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cidade de Altamira está em uma zona de conflito por conta do crescimento urbano espontâneo e da falta de políticas públicas.

“Isso favoreceu o surgimento e fortalecimento de facções criminosas, pois a cidade destaca-se enquanto uma importante rota do tráfico de cocaína que entra pelo Amazonas”, explica.

Aiala Colares explica que a zona de conflitos presente em Altamira é uma “das heranças perversas da construção de Belo Monte”.

“O Pará é um estado que ainda sofre com a violência por conta de questões fundiárias. Os últimos dados sobre mortes violentas destacam uma interiorização da violência”, afirma.

Em resposta às ações do Estado sobre a chacina na distribuidora de bebidas, o governador Helder Barbalho disse que a Divisão de Homicídios e também o Núcleo de Inteligência para reforçar a estratégia investigativa na cidade. Os agentes, que saíram de Belém para Altamira, já deixaram a cidade.

“As linhas já previamente estabelecidas de investigação nos levam a perspectivas reais de punição e apreensão dos criminosos neste conflito entre facções criminosas", havia afirmado o governador.

Segundo o pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a série de assassinatos que vêm ocorrendo em Altamira reforçam a necessidade de uma presença mais efetiva do Estado.

“Esse presença não pode ser apenas das forças de segurança pública, mas também, uma afirmação a partir de projetos sociais e políticas públicas que gerem oportunidades e cidadania”, afirma.

Crimes em sequência

Na noite de sábado (14), uma câmera de segurança registrou um grupo de pessoas sentadas em um bar, quando atiradores chegam e disparam à queima roupa atingido oito vítimas (veja no vídeo abaixo - IMAGENS FORTES).

Na chacina, três vitimas morreram no local, uma no hospital e outras quatro foram levadas para unidades de saúde. Um outro crime havia ocorrido horas antes deixando uma pessoa morta.

Segundo a Polícia local, o tipo de armamento utilizado nos crimes é parecido entre os casos, que ainda têm a relação investigada pelas autoridades de segurança.

OS CRIMES FORAM NOS SEGUINTES LOCAIS:

cinco na casa das vítimas;

quatro na chacina em bar; duas em uma barbearia;

e uma em chácara na zona rural de Altamira.

Sobre o aumento da criminalidade, o governador afirma que a cidade de Altamira, que já figurou entre as mais violentas do país, apresentou redução na criminalidade. Ele considerou a onda de violência como "situação atípica", mas pediu celeridade ao Judiciário e à promotoria de Justiça nos casos.

"É fundamental o diálogo com o Poder Judiciário e o Ministério Público para que haja celeridade nas decisões de cautelares, já que as linhas investigativas proferidas pela Polícia Civil já nos colocam o que está gerando aumento de criminalidade, especificamente em Altamira".

No entanto, os inquéritos policiais ainda estão avançando, segundo a PC.

Fonte: G1 Pará

quinta-feira, 26 de maio de 2022

PMA INAUGURA REFORMA DA ESCOLA ARTUR PESSOA NA COMUNIDADE DO MICHILLA

Com a reforma da Escola de ensino e infantil, fundamental e médio Artur Pessoa fundada na década 60, localizada na comunidade do Michilla zona rural de Altamira, distante 12 quilômetros da sede da cidade, a localidade ganha um novo espaço de ensino com salas equipadas, nova estrutura e estética para atender os 152 alunos que estudam na instituição de ensino.    

Foto:Mauro Som
Acompanhado do secretário de educação, e de vereadores o vice-prefeito fez o descerramento da placa inaugural da escola Artur Pessoa,durante a cerimônia de inauguração que ocorreu na tarde desta quinta-feira (26) de maio. 

Foram investidos com recursos próprios na reforma o em torno de R$ 137.966,72, onde foram realizadas a manutenção nas coberturas metálicas, troca de portas e fechaduras, recuperação de forro, manutenção nas instalações elétricas, revestimento cerâmico e pintura completa. 

Foto: Mauro Som
O projeto de reestruturação das escolas da rede municipal de ensino de Altamira é um dos principais compromissos da gestão, objetivo é proporcionar uma educação de qualidade para os alunos. 
O plano ainda inclui mais investimentos para este setor, com a Artur Pessoa essa passa ser a terceira escola entregue pelo governo só nesse ano de 2022.Ainda durante cerimônia também foi inaugurada a sala de leitura da escola.

MORTO NA VILA CRUZEIRO É APONTADO COMO MANDANTE DE 20 ATAQUES CONTRA AGENTES DE SEGURANÇA NO PARÁ, NO ÚLTIMO MÊS

Mauri Edson Vulcão Costa, o Déo, era do alto comando do braço da maior facção criminosa do país nas cidades de Belém e Abaetetuba

Um dos 26 mortos na operação da Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Vila Cruzeiro, Complexo da Penha, Zona Norte do Rio, Mauri Edson Vulcão Costa, conhecido como Déo, era do alto comando do braço da maior facção criminosa do país nas cidades de Belém e Abaetetuba, no Pará, segundo a Polícia Civil paraense. Ele é apontado nas investigações como o mandante de mais de 20 ataques a agentes de segurança no estado nos últimos 30 dias, sendo que 16 deles terminaram com agentes mortos.

Foto:Reprodução PC Rio de Janeiro 
Déo teria ordenado os ataques do Complexo da Penha, onde se fixou em 2020. Os crimes contra agentes seriam uma represália ao tratamento dispensado aos detentos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Pará. Segundo as investigações, Déo também procurava se vingar do fato de que seu irmão, Max Vulcão Costa, conhecido como Baca, está preso desde 2019 no Presídio Federal de Cascavel, no Paraná. Mesmo preso, Baca seria o líder da facção no Pará.

Fonte: O Globo 

quarta-feira, 25 de maio de 2022

ALTAMIRA ILUMINADA: PREFEITURA LEVA FELICIDADE A QUEM PASSA PELA ORLA DA CIDADE

O projeto de expansão da iluminação pública tem deixado a cidade mais bonita. Mais de 600 pontos foram de iluminação já foram modernizados em Altamira. 

Recentemente os serviços chegaram até a orla da cidade, onde as lâmpadas antigas foram substituídas por modernas lâmpadas de LED, em posições estratégicas, para iluminar ainda mais o principal cartão postal da cidade. 

Com o local mais iluminado, a prática esportiva também passou a ser mais atrativa, contribuindo para uma vida saudável, além de proporcionar mais segurança a população.

Fonte: ASCOM PMA 



CAMINHONEIROS AMEAÇAM NOVA PARALISAÇÃO: “O PAÍS VAI PARAR NOVAMENTE"

"O senhor pode ter certeza de que esse país vai parar novamente", diz presidente de entidade que representa a categoria, em recado ao presidente Jair Bolsonaro

A decisão de Jair Bolsonaro (PL) de, mais uma vez, trocar a presidência da Petrobras não acalmou os ânimos de uma categoria que clama pela baixa do preço dos combustíveis no país: os caminhoneiros. Em vídeo divulgado nesta terça-feira (24), um dia após o anúncio da mudança do comando da estatal, um representante de entidade do setor chega a ameaçar a deflagração de greve.

Foto: Agência Brasil 

“O que nós queremos saber, presidente [Jair Bolsonaro], é se realmente vai cair o preço dos combustíveis. A categoria já não aguenta mais”, afirma Wallace Landim, o Chorão, presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava). No vídeo, ele faz questão de mostrar que está em Brasília, “de olho” nos passos do mandatário do país.

“Presidente, precisamos que o senhor chame a responsabilidade. Chame o conselho da Petrobras e faça alguma coisa que vá trazer benefícios para a categoria e, automaticamente, beneficiar a sociedade”, declara Chorão, ao sinalizar descrença sobre a chegada de Caio Paes de Andrade para a presidência da petrolífera — no lugar de José Mauro Coelho.

“O senhor pode ter certeza de que esse país vai parar novamente.”

Por fim, o presidente da Abrava reforça que, para ele, Bolsonaro tem dois caminhos a seguir: trabalhar visando mudar a política de preços adotada pela Petrobras ou ver os caminhoneiros paralisarem as atividades. “Se não vir [sic] a redução, o senhor pode ter certeza de que esse país vai parar novamente”, ameaça Chorão.

Fonte: SBT News

QUATRO SUSPEITOS SÃO MORTOS DURANTE OPERAÇÃO DA POLÍCIA EM RURÓPOLIS

A Polícia Civil e Militar de Rurópolis deflagraram nas primeiras horas desta quarta-feira (25) de maio, a operação soberano que visou combater o tráfico e  drogas e o crescimento de facções no município.

Foto: Produção PC
Durante a ação segundo a polícia ouve confronto, entre policiais e os suspeitos, onde pelo menos quatro criminosos foram alvejados e evoluíram para óbito, além de uma pessoa que foi presa e conduzida até a delegacia de Polícia Civil de Rurópolis para prestar depoimento. 

Foto:Reprodução PC
Durante a operação também foram apreendidos armas, munições e drogas. A operação segue em andamento durante todo o dia.   
Foto: Reprodução PC
A polícia científica do município do município de Itaituba foi quem fez a remoção dos corpos para necropsia. 

 Matéria em atualização 

PELA PRIMEIRA VEZ PREFEITURA DE ALTAMIRA TEM REPRESENTANTES NA JORNADA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

Durante os dias 17 e 18 de maio, a prefeitura de Altamira participou em Brasília, no Distrito Federal, da Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (JONASP), evento do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O secretário municipal de Segurança Pública, coronel Marcos Silva, e o engenheiro Wagner Costa, coordenador do Núcleo de Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Planejamento de Altamira participou de palestras e reuniões da 6ª etapa da JONASP que teve como tema “Município, Segurança Pública e Criminalidade”.

As palestras foram apresentadas por especialistas de diversas regiões do país, integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), permitindo a troca de experiências entre autoridades ligadas à segurança pública no Brasil e no exterior, sobre os mais diversos temas relacionados à soluções para combater os índices de crimes.  O

O evento teve um minuto de silêncio após a perca de dois policiais federais e, contou com a presença do Secretário Nacional de Segurança Pública, Coronel Carlos Paim, que ao final da Jornada participou de uma reunião com o secretário municipal de Segurança Pública de Altamira, onde trataram  sobre o apoio em investimentos para as políticas de segurança do nosso município.

Altamira é um dos 20 municípios selecionados que puderam participar do evento, após ter os requisitos para receber a implementação de um observatório municipal de segurança pública, com investimentos por parte do Governo Federal, para implementar medidas locais de prevenção à criminalidade.

Fonte:ASCOM PMA

segunda-feira, 23 de maio de 2022

ALTAMIRA: ADOLESCENTE SUSPEITA DE ARROMBAR CARRO E ROUBAR 15 MIL REAIS É APREENDIDA PELA POLÍCIA

Na noite desta segunda-feira, 23 de maio, a Polícia Militar prendeu Luiz Felipe Mota da Silva, Edinaldo de Lima Souza, e uma adolescente suspeita de arrombar um carro na travessa Capitão Pereira no bairro Brasília, e em seguida roubar uma quantia de 15 mil reais que está dentro do veículo. 

Foto: Polícia Militar
A polícia foi acionada pela vítima que é um empresário da cidade que preferiu não se indentificar. Ao chegar no local os policiais receberam a informção que a Adolescente, estava em uma residência localizada na Rodovia Trânsamozica, Ao chegarem na casa, a suspeita estava na companhia dos dois homens, o trio ainda tentou fugir, mas foram capturados.

Em seguida os PMs fizeram buscas no entorno da residência, encontram uma quantia de R$ 11.019,00 em espécie, 02 relógios, 16 peças de roupas, e uma quantidade de uma substância possívelmente, Crack.

Foto: Polícia Militar

Os três foram conduzidos para delegacia de Polícia Civil, para sem apresentados ao delegado de plantão, e vítima também compareceu a Depol para registar um Boletim de Ocorrência.

ENROLADA DE SORTE: JUSTIÇA MANDA SOLTAR "GATA" DA NOTA FALSA, JOENE PAGOU R$ 3 MIL DE FIANÇA

A influenciadora digital que ficou conhecida como "gata da nota falsa" já está em liberdade. 

Joene Coutinha, de 25 anos, foi presa na sexta-feira, 20 de maio, depois de uma série de golpes aplicados em comerciantes de Uruará, no Oeste do Pará. 

Uma audiência chegou a ser marcada ainda para o fim de semana, mas juíza responsável pelo caso cancelou e determinou pagamento de multa no valor de R$ 3 mil. Com isso, Joene foi solta

ENTENDA O CASO

Joene Coutinho, de 25 anos, ficou conhecida como a "gata da nota falsa" depois de aplicar uma série de golpes em Uruará, Sudoeste do Pará. 

Os golpes foram aplicados em pelo menos 12 comerciantes do município. As queixas estão registradas em boletins de ocorrência que dão base para as investigações da polícia e ajudaram para a prisão de Joene. 

O destino da influencer digital que conta com mais de 130 mil seguidores no Instagram, ficaria a cargo da justiça de Uruará, mas o cenário mudou neste sábado, 21 de maio, ganhando proporções maiores. 

De acordo com o site Gazeta Real, a audiência de custódia de Joene, que estava marcada para "acontecer na manhã deste sábado, 21, não foi realizada após a Juíza da Comarca de Uruará (PA), Adrielli Beltramini, demonstrar que não é de sua competência julgar o crime por se tratar de crime federal".

A publicação diz ainda que a juíza irá encaminhar o caso para a esfera federal, o que deve ocorrer nas próximas horas. Enquanto isso, Joene Coutinho segue presa na delegacia de Uruará. 

O GOLPE DOS R$ 100

Todas as denúncias feitas contra Joene em Uruará têm relatos parecidos e contam sobre como a blogueira enganava as vítimas. 

Joene usava notas falsas de 100 reais e as entregava em lojas onde comprava produtos diferentes, como roupas e produtos de beleza.

O golpe se concretizava quando a jovem recebia o troco em notas verdadeiras. Quando os comerciantes percebiam, o prejuízo já estava feito. Estima-se que, além dos 12 empresários que registraram boletim de ocorrência na delegacia de Uruará, outros comerciantes tenham sido vítimas.  

No dia da prisão, Joene estava com mil reais em notas falsas. Se for condenada pelo crime pode ficar presa de 3 a 12 anos. 

Fonte:Redação News

domingo, 22 de maio de 2022

ALTAMIRA: SUSPEITO MORTO EM INTERVENÇÃO POLICIAL NO MUTIRÃO É IDENTIFICADO

Trata-se do jovem Cristhian Anderson Dantas Malcher de 22 anos, o segundo que também foi morto na ação policial, ainda não foi identificado oficialmente pelas autoridades.

Foto:Rede sociais

Segundo a Polícia Militar Cristhian foi uma das pessoas que furtaram uma motocicleta no bairro Sudam 2, O veículo seria provavelmente usado para práticas de assaltos em Altamira, a PM foi acionada através de uma das vítimas, em seguida conseguiu localizar os supostos criminosos em uma residência no bairro Mutirão, segundo os policiais eles foram recebidos a tiros pelos criminosos.

Cristhian portava uma arma de fabricação caseira em seguida ele um comparsa foram mortos pela polícia, os dois ainda chegaram a ser socorridos e levados para uma unidade hospitalar, mas não resistiram e vieram a óbito.

Na residência a Polícia recuperou a motocicleta furtada, e mais duas foram apreendidas e levadas para à delegacia de Polícia Civil para ser averiguada a procedência dos veículos.

Durante a ação, além do armamento de Cristhian, os policiais aprenderam também uma arma calibre 32, além de celulares e vários outros objetos.

sábado, 21 de maio de 2022

"GATA" DA NOTA FALSA: GOLPE VIRA CASO FEDERAL

 Joene Coutinho, de 25 anos, ficou conhecida como a "gata da nota falsa" depois de aplicar uma série de golpes em Uruará, Sudoeste do Pará. 

Os golpes foram aplicados em pelo menos 12 comerciantes do município. As queixas estão registradas em boletins de ocorrência que dão base para as investigações da polícia e ajudaram para a prisão de Joene. 

Foto Reprodução: Redação News

O destino da influencer digital que conta com mais de 130 mil seguidores no Instagram, ficaria a cargo da justiça de Uruará, mas o cenário mudou neste sábado, 21 de maio, ganhando proporções maiores. 

De acordo com o site Gazeta Real, a audiência de custódia de Joene, que estava marcada para "acontecer na manhã deste sábado, 21, não foi realizada após a Juíza da Comarca de Uruará (PA), Adrielli Beltramini, demonstrar que não é de sua competência julgar o crime por se tratar de crime federal".

A publicação diz ainda que a juíza irá encaminhar o caso para a esfera federal, o que deve ocorrer nas próximas horas. Enquanto isso, Joene Coutinho segue presa na delegacia de Uruará. 

O GOLPE DOS R$ 100

Todas as denúncias feitas contra Joene em Uruará têm relatos parecidos e contam sobre como a blogueira enganava as vítimas. 

Joene usava notas falsas de 100 reais e as entregava em lojas onde comprava produtos diferentes, como roupas e produtos de beleza.

O golpe se concretizava quando a jovem recebia o troco em notas verdadeiras. Quando os comerciantes percebiam, o prejuízo já estava feito. Estima-se que, além dos 12 empresários que registraram boletim de ocorrência na delegacia de Uruará, outros comerciantes tenham sido vítimas.  

No dia da prisão, Joene estava com mil reais em notas falsas. Se for condenada pelo crime pode ficar presa de 3 a 12 anos.

ALTAMIRA: DOIS HOMENS FORAM MORTOS DURANTE INTERVENÇÃO DA POLÍCIA MILITAR

Na tarde deste sábado(21) de maio, dois homens foram mortos durante intervenção policial na rua 4 do bairro Mutirão em Altamira, os suspeitos que ainda não foram identificados, teriam furtado uma motocicleta no bairro Sudam 2.

Foto: Márcio Lopes/TV Vale do Xingu 

O veículo seria provavelmente usado para práticas de assaltos em Altamira, a Polícia Militar foi acionada através das vítimas, em seguida conseguiu localizar os supostos criminosos em uma residência.

Segundo a PM logo após houve, uma troca de tiros, onde dois suspeitos foram alvejados, a dupla ainda chegou a ser levada pelos policiais para o Hospital Regional Público da Transamazônica(HRPT), mas não resistiram e vieram a óbito.

Na residência a Polícia Militar encontrou, munições, celulares e vários outros objetos.

Roportagem em atualização

QUASE 500 MIL BRASILEIROS TÊM ABONO DE R$ 1.212 PARA SACAR

Os trabalhadores têm R$ 443 milhões em abonos salariais do PIS e do Pasep que ainda podem ser sacados até o dia 29 de dezembro. O abono pago é de até R$ 1.212. Saiba como fazer o saque destes benefícios.

Os trabalhadores têm R$ 443 milhões em abonos salariais do PIS e do Pasep que ainda podem ser sacados até o dia 29 de dezembro. O abono pago é de até R$ 1.212, dependendo da quantidade de meses trabalhados em 2020.

Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, 485.666 abonos do ano-base 2020 estão esquecidos nos bancos, sendo 328.612 do Pasep (no valor total de R$ 308,01 milhões) e outros 157.054 do PIS (que somam R$ 135,04 milhões). O abono do Pasep é destinado a quem é inscrito no programa como servidor público federal, estadual ou municipal ou empregado de empresas públicas e sociedades de economia mista. Já o do PIS é devido a trabalhadores de empresas privadas que atendam às regras do programa.

Todos os anos parte dos brasileiros com direito ao abono não retiram os valores no calendário oficial, por desconhecerem que têm direito. No caso do abono antigo (ano-base 2019), R$ 208,5 milhões ainda podem ser recuperados por mais de 320 mil trabalhadores, informou o Ministério do Trabalho e Previdência a partir de dados do Banco do Brasil e da Caixa.

Em março, após fazer uma revisão nos cadastros, o governo incluiu mais 1,7 milhão de trabalhadores no pagamento do abono salarial de 2022, referente ao ano-base 2020.

Caso o trabalhador não tenha conta na Caixa e o banco não tenha conseguido abrir a poupança digital em nome do beneficiário (opção que permite usar os valores pelo aplicativo Caixa Tem), o saque pode ser realizado presencialmente nas agências com apresentação do número do PIS e um documento oficial com foto, como RG ou carteira de motorista.

Também é possível sacar usando o Cartão do Cidadão com a senha nos caixas eletrônicos, unidades lotéricas e postos Caixa Aqui.

Para sacar o abono salarial do Pasep, o trabalhador pode procurar qualquer agência do Banco do Brasil e apresentar documento oficial de identificação. Os correntistas e poupadores do BB já receberam o crédito do abono salarial em conta.

O Banco do Brasil informa que, até esta quinta-feira (19), 2,38 milhões de trabalhadores sacaram o abono salarial a que têm direito -o que totaliza desembolsos de R$ 2.67 bilhões.


Fonte: FolhaPres

sexta-feira, 20 de maio de 2022

APÓS DENÚNCIA DE AMEAÇAS, CANIVETE É ENCONTRADO NO BANHEIRO DA ESCOLA BRASIL NOVO E MÃE DE ALUNO É PRESA POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Uma guarnição da Polícia Militar que estava de serviço realizando rondas na Escola Estadual de Brasil Novo, foi procurada por um aluno informando está sendo ameaçado por outro aluno de 14 anos, que estaria de posse de um canivete.

após a denúncia, os Policiais Militares fizeram buscas ao aluno, que após encontrá-lo realizaram uma revista pessoal onde não encontrando o canivete, porém na mochila de menor foram encontradas 03 (três) munições de arma de fogo calibre 32 intactas. Dessa forma o aluno foi conduzido para delegacia juntamente com a vítima acompanhados pela Diretora da Escola e os Conselheiros Tutelares e na delegacia a mãe do aluno infrator foi comunicada da situação envolvendo seu filho.

o chegar na Delegacia a mãe disse não saber nada sobre as munições que seu filho portava e que não possuía nenhuma arma de fogo em sua residência e autorizou, bem como acompanhou a Guarnição da PM juntamente com Polícia Civil até sua residência. De acordo com as informações, durante as buscas no imóvel, policiais flagraram o momento em que a mulher teria arremessando uma arma de fogo pela janela do imóvel que foi encontrado do lado externo casa. Era um revólver calibre 38, com numeração aparente, com coronha em madeira e 06 (seis) munições cal. 38 intactas. Questionada sobre a propriedade da arma, a mulher disse que o armamento encontrado lhe pertencia e que o servia para sua própria segurança. Diante dos fatos ela foi conduzida para a delegacia onde foi apresentada para os procedimentos legais.

Já na Delegacia seu filho afirmou que havia escondido o canivete na parede do banheiro da escola, sendo então localizado pela GU da PM após diligência.

Fonte:Fatos e Notícias (Com informações da PM/Brasil Novo)

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL APREENDE CERCA DE 15KG DE DROGAS EM ALTAMIRA

Na noite desta sexta-feira (20) de maio em uma fiscalização de rotina, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 15kg de uma substância que aparentava ser maconha. A apreensão aconteceu na BR-230, sentido Altamira Marabá. 
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a droga estava escondida dentro de uma mala de viagem, na posse de dois homens que foram presos e conduzidos a delegacia da Polícia Federal em Altamira. 

Os suspeitos podem ser enquadrados no crime de tráfico de Drogas, a Lei 11.343/2006),que tipifica o crime de tráfico de entorpecentes, é constitucional. O dispositivo estabelece pena de reclusão de cinco a 15 anos e pagamento de 500 a 1.500 dias-multa.

URUARÁ: INFLUENCER DIGITAL PRESA APÓS FAZER COMPRAS COM CÉLULAS FALSAS DE 100 REAIS PERMANECE DETIDA

Uma mulher acabou presa na tarde desta quinta-feira, 19, na cidade de Uruará (PA) após a mesma utilizar cédulas falsas de real para fazer compras em bancas do Mercado Municipal, açougue e padaria. A mulher é uma blogueira do Instagram com cerca de 133 mil seguidores em seu perfil oficial. A Delegacia de Polícia Civil (Depol) de Uruará informou na manhã desta sexta-feira, 20, que a mesma permanece presa e foi autuada em flagrante, de acordo com o artigo 289.
Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro), § 1º (Nas mesmas penas incorre quem, por conta própria ou alheia, importa ou exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulação moeda falsa) da lei 2848/1940.

Segundo a Polícia Civil, um total de 1.300 reais em notas falsas foram apresentadas por vítimas na delegacia. De acordo com a apuração policial, a influencer realizou compras no valor de 10 reais cada e pagou com notas de 100, as compras foram feitas na tarde desta quinta. 12 vítimas compareceram na delegacia para registrar boletim de ocorrência.

A presa acompanhada de seu advogado foi ouvida em depoimento a autoridade policial, durante a manhã desta sexta. Ela também irá passar pelo exame de corpo de delito ainda no dia de hoje (20). Ao ser presa a mulher teria dito que não sabia que o dinheiro era falso.

Com a prisão da blogueira a polícia espera chegar ao fornecedor das cédulas falsas.

A Delegacia de Polícia informou ainda que a blogueira está sem acesso ao celular, e após a apuração dos fatos o caso será repassado para a Polícia Federal.

A pena para quem comete esse tipo de crime é reclusão de três a doze anos, e multa.

Fonte: Gazeta Real



quinta-feira, 19 de maio de 2022

POLÍCIA MILITAR SUBSTITUI PICHAÇÕES CRIMINOSAS COM DISK DENÚNCIA DO 181

O comando do 16° Batalhão de Polícia Militar em Altamira iniciou nesta quinta-feira (19) de maio , uma ação inédita visando o combate ao tráfico de drogas no município. Os muros com siglas de facções criminosas estão sendo repintados pelos militares, que estão colocando frases como "POLÍCIA MILITAR CIDADÃO- Denuncie o crime no seu bairro. 

Foto:Wilson Soares 

A primeira ação dos militares, aconteceu nos bairros Ruc Jatobá e Ruc Água Azul,áreas de reassentamento das famílias atingidas pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Em pelos três pontos foram realizadas as substituições.

De acordo com a Polícia Militar outros locais também serão revitalizados.

INMET ALERTA PARA ONDA DE FRIO E RISCO DE TEMPESTADES EM 15 ESTADOS, INCLUINDO O PARÁ


Brasil enfrenta ondas de frio, chuvas intensas, vendavais e um ciclone com força de furacão na região sul

Foto: 
  1. Inmet alerta para risco de chuvas intensas e tempestades, com ventos fortes que podem chegar a 100 km/h em alguns locais. As mudanças de temperatura causadas por uma frente fria e formação de um novo ciclone na região Sul do Brasil têm gerado alterações consideráveis de tempo em pelo menos 15 estados, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O órgão emitiu alerta de perigo para as intempéries para toda esta semana. Há risco de chuvas intensas e tempestades, com ventos fortes que podem chegar a 100 km/h em alguns locais. O alerta também é de frio intenso, que pode durar até cinco dias.
  2. Os estados mais atingidos são Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, além de Rio Grande do Sul e Santa Catarina que ainda sentirão os efeitos de um ciclone com força de furacão nos próximos dias, e ainda risco de geadas e "chuva congelante". Também devem ser atingidos por chuvas intensas e tempestades Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
  3. Fonte: O liberal 

quarta-feira, 18 de maio de 2022

INDÍGENAS DESBLOQUEIAM ESTRADA QUE DÁ ACESSO À GLEBA ASSURINI

Após mais de 24 horas de bloqueio, os indígenas de três etnias que ficam localizadas em áreas rurais do município de Senador José Porfírio, liberaram o tráfego na balsa que dá acesso à gleba assurini, na cidade de Altamira.
Os líderes do movimento participaram de uma reunião na sede do Ministério Público Federal (MPF), que contou com a presença de representantes das prefeituras de Senador José Porfírio e de Altamira, que estava representada pelo vice-prefeito Jorge Gonçalves que foi cobrado para apoiar a construção de uma ponte na localidade do Ituna, divisa entre os dois municípios. 
Logo em seguida ouve o acordo e um termo de compromisso foi assinado entre as prefeituras de Altamira e Senador José Porfírio, que vão a obra de construção da ponte ainda durante o verão desse ano. 

As demais pautas cobradas pelos indígenas, direcionadas a prefeitura de Senador José Porfírio e Funai também serão atendidas.

URGENTE: PM É BALEADO NA CABEÇA E MORRE, A CASA DELE FOI INVADIDA POR 3 HOMENS EM MOSQUEIRO

Os agentes de segurança continuam sofrendo graves ataques no Pará: o sargento da Polícia Militar, Juscelino Cardoso Cepeda, da reserva, foi baleado e morto na manhã desta quarta-feira, 18, após ter a casa dele invadida na Estrada de São Francisco, no Distrito de Mosqueiro, em Belém.
Segundos informações, os três tiros acertaram a cabeça do militar que foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi levado em estado gravíssimo para o Metropolitano, mas de acordo com informações do Samu, não resistiu. Os suspeitos são três homens que fugiram após o crime. Eles ainda levaram alguns pertences do militar. A polícia faz buscas no Distrito.

As ações organizadas contra militares chegaram a um nível de ousadia que parece não frear seus instintos de ferir e matar policiais militares, civis, guardas municipais e agora, também, até vigilantes.

O Pará está vivendo momentos difíceis em sua segurança pública.

Fonte:VER O FATO

📷VER O FATO

terça-feira, 17 de maio de 2022

'POLICIAS ESTÃO SENDO CAÇADOS', DlZ MULHER DE MILITAR QUE TEM CASA OBSERVADA POR HOMENS USANDO TORNOZELEIRA ELETRÔNICA EM BELÉM

Uma onda de assassinatos e atentados contra agentes de segurança pública preocupa familiares dos agentes. Na manhã desta terça-feira (17), mais um policial militar foi assassinado no Pará.
Ameaçada, a mulher de um policial revelou ao g1 que tem a casa espionada por homens usando tornozeleira eletrônica, que "policiais vivem uma caçada" e que "a situação está insustentável".

"A gente não sabe mais o que fazer, a quem recorrer, porque o Estado está sendo omisso com toda essa situação", ela afirma.

A gestão da segurança pública do Estado se posicionou sobre a situação e disse que "nenhum policial em serviço da ativa ou reserva foi vitima de qualquer crime violento este ano" - confira nota ao final.

Segundo a esposa, que teve a identidade protegida pela reportagem, os policiais estão sofrendo uma "caçada".

"É um policial por dia morrendo, essa caçada aos guerreiros está aí para todo mundo ver, e ninguém se manifesta, ninguém toma uma atitude "

"Para nós, família, fica difícil, porque quando morre um policial, morre um pedaço da gente, porque ele se coloca no lugar da família. Para o estado quando o policial morre, acabou ali, mas é um pai, um irmão, filho, um amigo, que se vai. A dor fica para a família e o suporte após o enterro não existe".

A mulher diz que no momento em que um agente é assassinado, o Estado fornece uma equipe de apoio psicológico às famílias, mas depois que o corpo é enterrado, a família fica "desamparada".

"Depois que morre não tem amparo, para nos proteger, cuidar, e não sabemos a quem pedir ajuda. Nós estamos à mercê dessa situação. A família fica por conta própria".
Na última segunda-feira (16), foi enterrado o corpo de um sargento. O enterro dele foi marcado pela comoção geral e teve a presença de outros militares, prestando homenagens.

A vítima, assassinada em Marituba, na região metropolitana, foi alvo de mais de 80 tiros, sendo atingida por ao menos 26. O caixão teve de ser fechado para as despedidas.

Ameaças
A esposa de policial revela que, há cerca de vinte dias, foi avisada por vizinhos que a casa estava sendo vigiada por homens que chegam de moto, usando tornozeleiras eletrônicas.

"Eram dois homens, um em cada moto, com tornozeleira. Eles pararam na frente de casa, um desceu, eles conversaram, e esse que desceu foi até a porta de casa olhar para dentro. O vizinho desconfiou e ficou observando, depois veio nos relatar. Não é a primeira vez, isso já aconteceu várias vezes, e a gente pede apoio, até que as viaturas começam a passar. Mas isso é constante".

Não é raro, segundo a parente de militar, que famílias precisem trocar de cidade em busca de mais segurança. "Conheço amigas que abandonam seus lares, vão para o interior, porque entraram na casa ou tentaram entrar para matar".

"Com esses últimos acontecimentos, ando bem apavorada, eu não tinha esse medo, mas hoje eu tenho. A única certeza que eu tenho é quando meu marido sai para trabalhar, mas voltar não é uma certeza".

Às autoridades, a esposa pede que os policiais tenham condições de trabalho e que possam também se proteger da criminalidade.

"A gente pede porque não vê esse apoio, então a gente que realmente olhem para eles, porque são merecedores, são pais e mães de família, não têm mais vida social, não podem estar em um bar, em um balneário, até mesmo na frente de casa, com a missão de proteger a sociedade. Mas eles estão morrendo", afirma.

Onda de violência
A região metropolitana de Belém, desde sexta-feira (13), registra uma série de atentados e assassinatos contra agentes de segurança pública.

Na sexta, um cabo da Aeronáutica foi morto após reagir a assalto dentro de um ônibus que faz a linha Marituba/Ver O Peso, no bairro da Sacramenta.

Na mesma sexta, também foram registrados um atentado a um policial militar no Tapanã, em Belém, e a uma policial penal no Conjunto 40 horas, em Ananindeua.

Já no domingo (15), duas pessoas da mesma família morreram em um duplo homicídio no residencial Viver Melhor, em Marituba.

As vítimas eram um policial militar da reserva, Raimundo Nonato Menezes Pereira, de 55 anos, e o sobrinho dele, Leandro de Jesus Menezes, de 17 anos. A arma do policial assassinado não foi encontrada no local do crime.

Em Ananindeua, um outro agente de segurança morto. A vítima atuava como agente penal e foi baleada na cabeça no domingo (15), no Conjunto Verdejante I, no bairro de Águas Lindas.

A série de crimes ocorre em meio à 'Operação Impacto' da Segup para coibir a violência.

O que diz a Segup?

A Segup, responsável pela gestão da segurança pública no Pará, emitiu a seguinte nota:

"A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) informa que desde o início da atual gestão, várias ações já foram realizadas para garantir mais proteção aos agentes de segurança pública, entre elas estão: construção de conjuntos habitacionais voltados aos agentes do Estado com linha de crédito especial para o financiamento, implantação do SOS PM para pedido urgente de apoio em caso de risco ou ameaça , possibilidade de acautelamento de armamento para servidores da reserva/aposentados e também ampliação dos cursos de autodefesa voltados para os policiais. A Segup informa ainda que nenhum policial em serviço da ativa ou reserva, foi vitima de qualquer crime violento em 2022. Ressaltamos que com relação as últimas ocorrências, todas as medidas urgentes e necessárias estão sendo adotadas por meio do trabalho investigativo e de inteligência, para elucidar os crimes o mais rápido possível, prender os envolvidos, além de garantir a proteção dos agentes de segurança pública."

Fonte:G1 Pará

📷G1 Pará

BLOQUEIO NA BALSA DO ASSURINI: CAMINHÕES BOEADEIROS SÃO LIBERADOS PARA ATREVESSAR PARA CIDADE

Na noite desta terça-feira(17)foi liberado para atravessar os caminhões boiadeiros que estavam do outro lado Rio Xingu para cidade, o bloqueio ainda contínua. 

Indígenas das etnias Jurunas
(Terra Indígena Paquisamba) e Arara (Volta
Grande do Xingu) bloquearam na manhã
 o acesso a balsa que
faz a travessia do porto do Assurini.

As reivindicações dos
indígenas são direcionadas ao Distrito
Sanitário Especial Indígena (DSEI), e à
Prefeitura de Senador José Porfírio.

Com informações de Wilson Soares-A Voz do Xingu

PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO E PIX VÃO EXTINGUIR A CARTEIRA FÍSICA



O pagamento por aproximação com cartão caiu na preferência popular. Uma pesquisa da Mobile Time/Opinion Box mostrou que, até setembro de 2021, 36% dos consumidores no Brasil utilizaram o modelo de pagamento. Vale ressaltar que dois anos antes, o percentual era de apenas 17%. 

Além disso, mais do que o pagamento por abordagem, o uso da Pix vem crescendo em estabelecimentos comerciais. Basta apontar o telefone para o QR Code da máquina e esperar pelo voucher. Isso tudo faz com que muitas pessoas comecem a pensar que a carteira comum tende a deixar de existir.

O PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO PODE SER O INÍCIO DO FIM DA CARTEIRA

Vale ressaltar que diversos dispositivos tecnológicos, como relógios inteligentes, já podem substituir o celular para pagamento. Ou seja, você pode usar o pix ou o cartão virtual com apenas um relógio.

Em breve, o governo federal lançará o novo RG em formato digital, excluindo a necessidade de andar com qualquer documento físico no bolso.Se você não precisa mais de dinheiro físico, cartão físico e documento impresso, para que seria a carteira?

CARTEIRA COMUM SÓ PODE MUDAR FUNÇÃO

A verdade é que muitas pessoas continuam a usar o item como acessório de moda. Além disso, mesmo com o pagamento por aproximação via celular e outros dispositivos, há também aqueles consumidores que não são adeptos da tecnologia. Surpreendentemente, ainda há pessoas que não trocam suas contas de dinheiro por nada.

No entanto, em pouco tempo, a carteira comum pode ser aposentada por quem quiser. Na verdade, já pode ser feito. A CNH Digital, por exemplo, permite que você caminhe com o documento de identificação no celular, ao lado do Pix e cartões eletrônicos. Em outras palavras, basta ter um celular ou outro dispositivo com uma antena NFC para deixar sua carteira permanentemente em casa.

Fonte:Rede Brasil

INDÍGENAS BLOQUEIAM ACESSO A BALSA DO ASSURINI; ELES REIVINDICAM MELHORIASNA ALDEIA E NAS ESTRADAS

Um grupo de indígenas das etnias Jurunas
(Terra Indígena Paquisamba) e Arara (Volta
Grande do Xingu) bloquearam na manhã
desta terça-feira, 17, o acesso a balsa que
faz a travessia do porto do Assurini, para o
centro da cidade de Altamira.

De acordo com informações apuradas pelo
Portal A Voz do Xingu, as reivindicações dos
indígenas são direcionadas ao Distrito
Sanitário Especial Indígena (DSEI), e à
Prefeitura de Senador José Porfírio.

Segundo os indígenas, eles querem melhorias nas
aldeias além da recuperação de estradas e
uma ponte que pertencem ao município de
Senador José Porfírio.

Por enquanto, a manifestação é pacífica por
parte dos indígenas. Neste momento, eles
participam de uma reunião com representantes da prefeitura de Senador
José Porfírio.

Em nota, a empresa Rodonave Navegações,
responsável pela travessia da balsa, informa
que os serviços de travessia estão suspensos
por tempo indeterminado, devido ao protesto
dos indígenas no Porto da Assurni.

Em agosto do ano passado, um grupo de
indígenas da Aldeia São Francisco bloqueou
o acesso a balsa da Assurini por cinco dias.
Na época, as reivindicações eram
direcionadas a recuperação de 17
quilômetros de estradas, que fica entre o
Igarapé Ituna e a Agrovila Sol Nascente, que
era de responsabilidade da Norte Energia.

Dias após o protesto, os serviços de
melhorias foram executados pela prefeitura
de Altamira, através de um convênio firmado
entre o município e a empresa
empreendedora da Usina de Belo Monte.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

📷 A voz do Xingu

CACAU DE MEDICILÂNDIA LEVA PREMIAÇÃO COCOA OF EXCELLENCE AWARDS, NA EUROPA

Amêndoa de cacau produzida no município de Medicilândia, no oeste do Pará, foi reconhecida entre as melhores do planeta em premiação que oco...