sábado, 29 de julho de 2023

URUARÁ: IDOSO MORRE ATROPELADO NA TRANSAMAZÔNICA, KM 150, SENTINDO MEDICILÂNDIA

Um homem de 68 anos acabou morrendo vítima de atropelamento na rodovia Transamazônica (BR230), município de Uruará (PA). 

O acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira, 28, no quilômetro 150, sentido cidade de Medicilândia. O idoso foi identificado como sendo o nacional, Dalmir Domingues Bastos, que segundo informações teria problemas mentais e tomava remédio controlado. O mesmo morava no km 154.

Vítima

Pedaços de caminhão foram encontrado no local, possivelmente seria um Mercedes Bens. Não há testemunha do sinistro.A cabeça da vítima ficou esmagada.

Foto:Polícia Militar no local

A Polícia Militar e a Polícia Civil estiveram no local e as circunstâncias do acidente estão sendo apuradas. O corpo foi removido e encaminhado para o necrotério municipal.

Fonte: Gazeta Real 

sexta-feira, 28 de julho de 2023

CURSO DE CHOCOLATIER PROMOVE FORTALECIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DO CACAU EM ALTAMIRA

Durante os próximos 12 meses, produtores rurais e público interessado, poderão participar do curso “Chocolatier: da amêndoa ao chocolate”, uma iniciativa da prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), ministrada pela fábrica Abelha Cacau, e que surge com o principal objetivo de especializar profissionais da região para que possam fazer a produção do seu próprio chocolate, entendendo a importância dos processos, desde a seleção do fruto, no momento da colheita na propriedade, até o beneficiamento do cacau, com a produção do chocolate artesanal e 100% regional.

Foto:ASCOM PMA

Aparecida Moraes veio do ramal Bom Sossego, na região da gleba Assurini, e faz parte das alunas da primeira turma do curso. Ela conta que já produz licores, mas a falta de conhecimento nunca tinha permitido que a receita do chocolate desse certo.

“Eu confesso que tinha bastante ansiedade em saber como fazer o chocolate, e estou muito feliz em ter tido a oportunidade de participar do curso de chocolatier. Eu pretendo continuar aprendendo e me aprimorando, para poder valorizar a minha produção”, e conclui afirmando que “vou sim incentivar outras pessoas a produzir o chocolate, e agora já penso em participar do Festival do Chocolate do ano que vem, levando além dos licores, também o chocolate”.

As alunas do curso, Elivania Ferreira e Edivania da Silva, ambas da região da gleba Assurini estão no início da produção da lavoura em suas propriedades, e esperam para colher os frutos do trabalho. “Tudo que vi aqui nesses quase 30 dias me permitiram aprender a técnica, e eu já estou fazendo vários projetos”, declara a produtora rural Elivania Ferreira.
Foto: ASCOM PMA

A produtora rural Edivania Silva, de 22 anos, conta que esse é o primeiro contato com a fabricação do chocolate. “Eu nunca tinha tido a oportunidade em ver de perto como funciona a produção do chocolate artesanal, e eu confesso que tô super feliz em aprender tudo isso, e já não vejo a hora dos frutos crescerem e poder colocar em prática tudo o que aprendi”, conta a produtora.

Com turma de 10 alunos, de julho de 2023 a junho de 2024, a formação tem como principal objetivo especializar profissionais da região para que possam fazer a produção do seu próprio chocolate, de forma sustentável, e garantindo a boa qualidade, fortalecendo assim, a cadeia produtiva do cacau na região.

Com módulos práticos e teóricos, os 7 alunos da primeira turma se preparam para o encerramento do curso. A Maísa Costa é a participante mais jovem da turma, e aos 15 anos conta que veio através da associação da Assurini.

“Eu fiquei sabendo do curso e na mesma hora eu quis participar. Estou aprendendo coisas muito interessantes e o meu aprendizado aqui, vai ajudar e muito toda nossa comunidade na Assurini. Já estão até correndo atrás das máquinas, para a gente poder aprimorar nosso conhecimento e também, a nossa produção”, afirma a jovem.

Realizados todos os meses, o curso “Chocolatier: da amêndoa ao chocolate” é voltado tanto para quem já trabalha com a cultura do cacau, quanto para quem tem interesse em começar a trabalhar, e as inscrições podem ser feitas presencialmente na Secretaria de Agricultura (SEMAGRI) ou pelos telefones (93) 99210-9307 (Guibson) ou (93) 99142-4800 (Gleyce).

Fonte:Ascom PMA 

domingo, 23 de julho de 2023

HOMEM É ASSASSINADO A TIROS NAS PROXIMIDADES DE MOVIMENTADO BAR E RESTAURANTE DE ALTAMIRA

Fazendeiro é alvo nas proximidades de bar e restaurante na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes

O fazendeiro Flávio Texeira, foi assassinado a tiros em um bar localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes na madrugada desse domingo(23) de julho nas proximidades de movimentado bar e restaurante localizado  na  avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.

Foto: Vítima/Rede Social

De acordo com relatos de testemunhas, por volta das 2h da madrugada, um suspeito chegou ao estabelecimento em uma moto, parecendo ser um entregador. Sem dar chances de defesa, o criminoso efetuou pelo menos 10 tiros contra o fazendeiro, que estava no local naquele momento.

Após o ataque, o suspeito empreendeu fuga rapidamente, aproveitando-se da mobilidade que a moto proporcionava. Até o momento, não se sabe a motivação por trás desse assassinato.

Após ser atingido pelos disparos Flávio ainda foi levado para o Hospital Regional Público da Transamazônica(HRPT) mas não resistiu e veio a óbito.A Polícia Civil e Militar estiveram no local colhendo informações acerca do crime, um inquérito já foi aberto na superintendência regional do Xingu para investigação no caso.

sexta-feira, 21 de julho de 2023

PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2023 TEM SALDO POSITIVO NA CULTURA DE ALTAMIRA

O primeiro quadrimestre de 2023 registrou muitas ações e transformação na cultura altamirense. Destacam-se a apresentação da banda municipal de música nas comemorações de São Sebastião, padroeiro de Altamira, e o projeto “Cultura em Movimento” para afirmar a identidade cultural da cidade.

Foto:7°Movimento em Dança/ASCOM PMA

A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tem tido a sensibilidade em produzir arte e cultura na cidade, promovendo a descoberta da identidade cultural, principalmente entre adolescentes e jovens. 

Entre as diversas ações dos primeiros quatro meses do ano, estão:

– Capacitação de instrutores de dança

– Cessão do auditório do Teatro Municipal para eventos comemorativos

– Reforma da Escola de Dança e do telhado da biblioteca municipal

– Reforma do Centro de Eventos Vilmar Soares

– Projetos como “Altamira em Páscoa” e “Talental”, que levaram entretenimento e oportunidades artísticas para a população.

Foto:Banda Municipal no Evento Altamira em Páscoa

Além disso, foram realizadas apresentações musicais e de dança, incluindo a participação da banda municipal em eventos públicos. O destaque final foi o ‘7º Movimento em Dança,’ que celebrou o dia Internacional da Dança com a participação de aproximadamente 1000 pessoas. Foram mais de 64 ações só nesse quadrimestre. É a Prefeitura de Altamira empenhada em despertar e impulsionar a identidade cultural da cidade.

Fonte: ASCOM PMA

ALTAMIRA É A 7ª CIDADE MAIS VIOLENTA DO BRASIL; PARÁ TEM 7 ENTRE AS 50 DO PAIS

Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta quinta-feira (20/07)

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) nesta quinta-feira (20), trazem 7 cidades do Pará elencadas no ranking das 50 do Brasil com maior taxa de mortes violentas intencionais, que é a soma das vítimas de homicídio, latrocínio, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e mortes em ações policiais. A lista considera as cidades com mais de 100 mil habitantes. 

Foto:Imagem aérea de Altamira

As informações foram divulgadas por meio do site Metrópoles.

Cidades do Pará no ranking - colocação 

- Altamira - 7º

- Itaituba - 15º

- Marabá - 26º

- Paragominas - 32º

- Parauapebas - 35º

- Castanhal - 45º

- Marituba - 50º

Qual a cidade mais violenta do Brasil?

A pesquisa nacional aponta que a cidade mais violenta do Brasil é Jequié, com cerca de 100 mil habitantes na região sudoeste da Bahia. Jequié teve 141 mortes violentas intencionais no ano passado, o que representa uma taxa de 88,8 mortes para cada 100 mil habitantes, quase quatro vezes mais que a taxa do país, que é de 23,4 por 100 mil habitantes.

A maior parte dos municípios listados dessa lista são da Bahia, o segundo estado mais violento do país, ficando atrás apenas do Amapá. O Amazonas aparece em terceiro. Já as três unidades da Federação menos violentas são os estados de São Paulo e Santa Catarina e o Distrito Federal. 

Veja as 50 cidades mais violentas do país com taxa de mortes violentas intencionais

1º - Jequié - BA - 88,8

2º - Santo Antônio de Jesus - BA - 88,3

3º - Simões Filho - BA - 87,4

4º - Camaçari - BA - 82,1

5º - Cabo de Santo Agostinho - PE - 81,2

6º - Sorriso - MT - 70,5

7º - Altamira - PA - 70,5

8º - Macapá - AP - 70

9º - Feira de Santana - BA - 68,5

10º - Juazeiro - BA - 68,3

11º - Teixeira de Freitas - BA - 66,8

12º - Salvador - BA - 66

13º - Mossoró - RN - 63,5

15º - Itaituba - PA - 61,6

16º - Itaguaí - RJ - 61,6

17º - Queimados - RJ - 61,2

18º - Luís Eduardo Magalhães - BA - 56,5

19º - Eunápolis - BA - 56,3

20º - Santa Rita - PB - 56

21º - Maracanaú - CE - 55,9

22º - Angra dos Reis - RJ - 55,5

23º - Manaus - AM - 53,4

24º - Rio Grande - RS - 53,2

25º - Alagoinhas - BA - 53

26º - Marabá - PA - 51,8

27º - Vitória de Santo Antão - PE - 51,5

28º - Itabaiana - SE - 51,2

29º - Caucaia - CE - 51,2

30º - São Lourenço da Mata - PE - 50,3

31º - Santana - AP - 49,4

32º - Paragominas - PA - 49,3

33º - Patos - PB - 47,5

34º - Paranaguá - PR - 47,3

35º - Parauapebas - PA - 46,9

36º - Macaé - RJ - 46,7

37º - Caxias - MA - 46,5

38º - Parnaíba - PI - 46,3

39º - Garanhuns - PE - 44,9

40º - São Gonçalo do Amarante - RN - 44,9

41º - Alvorada - RS - 44,8

42º - Jaboatão dos Guararapes - PE - 44,6

43º - Duque de Caxias - RJ - 44,3

44º - Almirante Tamandaré - PR - 44,2

45º - Castanhal - PA - 44,2

46º - Campo Largo - PR - 43,3

47º - Porto Velho - RO - 42,1

48º - Ji-Paraná - RO - 41,8

49º - Belford Roxo - RJ - 41,8

50º - Marituba - PA - 41,6

FONTE: Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Posicionamento

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou a que os dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública referem-se a mortes violentas intencionais, sendo que nem todas são consideradas crimes. Quando se relaciona à Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) - que inclui homicídios, latrocínio e lesão corporal seguida de morte - cometidos nos últimos quatro anos, portanto desde o início da atual gestão (em 2019), o Pará apresentou redução de 38% na comparação com o mesmo período de 2018, o que resultou na preservação de mais de 6 mil vidas.

Foto:Operação contra o crime organizado em Altamira

Ainda segundo a pasta, no que tange aos casos de CVLI contra agentes de segurança pública, a redução foi de 52% se comparados ao primeiro semestre de 2022.

Fonte: O Liberal

segunda-feira, 17 de julho de 2023

PSS IDEFLOR-BIO: ÓRGÃO CONFIRMA 30 VAGAS COM SALÁRIO DE R$ 3,3 MIL

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) publicou o Edital do PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – PSS Nº. 07/2023, visando a contratação temporária de excepcional interesse público para o provimento de 30 vagas para cargos/funções de Nível Superior, nos seguintes municípios: Altamira, Belém, Breves, Marabá, Maracanã, Monte Alegre, Oriximiná, São Felix do Xingú e Tucuruí.

Foto:Centro Biotecnológico em Altamira/Agência Pará 

As contratações serão de caráter temporário. As inscrições estarão abertas no período de 19 a 20 de julho de 2023, exclusivamente no endereço eletrônico: https://www.sipros.pa.gov.br.

A jornada de trabalho será de 08 (oito) horas diárias, totalizando 40 (quarenta) horas semanais.
O Processo Seletivo Simplificado – PSS compreenderá as seguintes fases:
a) Primeira Fase: Inscrição, de caráter habilitatório;
b) Segunda Fase: Análise Documental e Curricular, de caráter eliminatório e classificatório;
c) Terceira Fase: Entrevista Pessoal, de caráter eliminatório e classificatório

O candidato não poderá possuir vínculo funcional com a Administração Pública, à exceção das hipóteses de acumulação de cargos, empregos e funções, na forma da Constituição Federal, observada a compatibilidade de horários. E não poderá ter tido contrato administrativo com prazo inferior a 06 (seis) meses, a contar do ato da nova contratação.

Os candidatos que concorrem às vagas serão lotados em municípios de Altamira, Belém, Breves, Marabá, Maracanã, Monte Alegre, Oriximiná, São Felix do Xingu e Tucuruí. Os salários podem chegar a R$ 3.321,57. O Contrato Administrativo terá duração de 12 (doze) meses. O Processo Seletivo Simplificado terá a validade de 04 (quatro) meses, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

CONFIRA O EDITAL


Fonte: Dol Oline 

sexta-feira, 14 de julho de 2023

ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DE ALTAMIRA ESTÃO EM CONSTRUÇÃO ACELERADA

_Elas trazem inovação pedagógica e educação integral para as crianças e adolescentes_

A construção da Escola em Tempo Integral(ESTIMA) Bulamarqui de Miranda no município de Altamira, localizada no bairro Boa Esperança, está em pleno vapor. Essa iniciativa visa transformar a escola em um centro educacional com uma metodologia pedagógica totalmente inovadora, proporcionando às crianças de Altamira mais desenvolvimento humano e segurança no ambiente escolar. 

Sec. De Educação Supervisionando as obras

Com investimentos feitos com recursos próprios do município, a construção da ESTIMA é uma das prioridades da gestão educacional do Governo de Altamira. 

E a escola Otacílio Lino no Bairro Independente 2, também contará com o mesmo modelo de Ensino Integral. As obras estão em ritmo acelerado.

A escola Bulamarqui, que estava desativada desde 2018, por questões estruturais, foi selecionada para passar por uma grande transformação, tornando-se um modelo de educação em tempo integral. Essa mudança vai atrair benefícios substanciais para os alunos, permitindo que passem mais tempo na escola, o que contribuirá para seu crescimento acadêmico e desenvolvimento pessoal.

Foto:Flor Pastana

A nova metodologia pedagógica adotada pela ESTIMA também busca ir além dos conteúdos tradicionais do currículo escolar. O foco é proporcionar aos alunos experiências educativas enriquecedoras e práticas, por meio de atividades extracurriculares, projetos interdisciplinares e acesso a novas tecnologias educacionais. Dessa forma, pretende-se estimular habilidades como criatividade, pensamento crítico, trabalho em equipe e autonomia, preparando os jovens para os desafios sociais. 

A conclusão das Escolas em Tempo Integral do Município de Altamira é aguardada com grande expectativa pela comunidade local. A transformação dessas instituições educacionais é um passo importante para garantir um futuro promissor para as crianças de Altamira, proporcionando-lhes uma formação completa e preparando-as para os desafios do mundo atual.

Por: Notícias da Hora


ABERTURA DO II CONCERTO AMBIENTAL DE ALTAMIRA REÚNE SOCIEDADE, PESQUISADORES E GOVERNO PARA DISCUTIR CONSERVAÇÃO FLOTESTAL, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

A noite de quinta-feira, 13 de julho de 2023, foi de abertura do II Concerto Ambiental de Altamira, um grande evento que teve a presença especialistas executivos, líderes comunitários, organizações governamentais e não governamentais e membros da sociedade civil. Com o tema “Os Desafios do maior município da Amazônia para o equilíbrio entre conservação florestal, desenvolvimento socioeconômico e mudanças climáticas”, a iniciativa busca soluções inovadoras para enfrentar os desafios ambientais da região.

Foto:ASCOM PMA

A diversidade de convidados da área ambiental incorporou uma gama de perspectivas e conhecimentos, enriquecendo a abertura do evento. Entre os presentes, esteve Fabiana Alves, Diretora do Departamento de Cadeias Produtivas e Agregação de Valor, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAP), que elogiou Altamira como um exemplo de economia embasada na sociobiodiversidade.

“Nós falamos muito na economia embasada na sociobiodivesidadade. Altamira é o grande exemplo disso, nós temos povos e comunidades tradicionais, temos um município que é o maior do Brasil, com um rebanho muito expressivo de pecuária, produção de cacau, produção de açaí. Nós temos aqui realmente esse território ocupado, e capturar valor nisso é o grande desafio, quando nós temos grandes desafios, nós também temos grandes oportunidades. Altamira está de parabéns”, destacou Fabiana Alves.

Foto:Mesa de abertura/ASCOM PMA

O segundo dia de evento promoveu mesas redondas, debates e palestras que discutiram temas como a proteção das áreas florestais, a gestão sustentável dos recursos naturais, a redução das emissões de gases de efeito estufa, a adaptação às mudanças climáticas e o desenvolvimento de projetos. Marcelo Salazar, representante do Amazon Maná, destacou a importância de Altamira ser o centro dessas discussões.

“Altamira é um dos maiores municípios do Brasil e tem mais de 80% de florestas conservadas, com populações indígenas, extrativas, agricultores familiares. E olhar para o potencial econômico dessas florestas é o grande desafio, e a grande oportunidade que Altamira tem, combinando serviço socioambientais com a diversidade de produtos que a gente tem aqui, aproximando a indústria pra agregar mais valor na região. Esses são desafios que podem colocar Altamira como uma das lideranças da Amazônia no desenvolvimento da bioeconomia”.  

Uma das principais ênfases do evento foi o engajamento da comunidade local na tomada de decisões e na implementação de ações voltadas para a proteção ambiental. Os moradores de Altamira são os mais afetados pelas consequências das atividades humanas e das mudanças climáticas na região, por isso é essencial incluí-los nos processos de tomada de decisão para garantir resultados efetivos e duradouros.

Foto:ASCOM PMA

Essa segunda edição do Concerto Ambiental de Altamira marcou um momento significativo na busca por soluções eficientes para os desafios enfrentados pelo município. Com a participação ativa e engajada de diversos setores da sociedade, espera-se que ações concretas sejam integradas, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de forma equilibrada e preservando a rica biodiversidade da região amazônica para as gerações futuras.

“Altamira assume o protagonismo gigantesco em relação a busca pela II Edição do Concerto Ambiental. A abertura do evento foi sensacional, com a participação de mais de 500 pessoas na palestra inaugural, além daqueles que circularam pela feira. Isso mostra que os altamirenses estão preocupados com as questões ambientais”, enfatizou Antônio Ubirajara Umbuzeiro Junior, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

Fonte:ASCOM PMA

quarta-feira, 12 de julho de 2023

AUTORIDADES APREENDEM 60 KG DE CARNE ESTRAGADA EM ESTABELECIMENTO DE ALTAMIRA

Na tarde desta terça-feira 11, as autoridades locais apreenderam aproximadamente 60 kg de carne imprópria para o consumo em um estabelecimento na cidade de Altamira. A carne foi descoberta durante uma registrada pelo Procon, órgão responsável pela defesa do consumidor.

Foto:PROCON 

De acordo com informações do Procon, a carne estava guardada em uma câmara fria no estabelecimento, o que levantava preocupações sobre as condições de armazenamento e higiene no local. A carne imprópria para consumo representa um risco à saúde dos consumidores e é considerada uma infração grave.


Após apreensão, o estabelecimento foi autuado com um auto de infração e terá um prazo de 10 dias para apresentar uma defesa ao órgão. A defesa será mantida pelo jurídico do Procon, que tomará as medidas cabíveis de acordo com a gravidade da situação.

A ação do Procon em apreender a carne estragada demonstra a importância de fiscalizações regulares para garantir a segurança alimentar da população. A comercialização de produtos impróprios para o consumo coloca em risco a saúde dos consumidores e pode resultar em consequências graves.
Foto:PROCON 

É fundamental que os estabelecimentos comerciais estejam atentos às normas de higiene e armazenamento de alimentos, garantindo a qualidade e a segurança dos produtos oferecidos aos consumidores. Ações como apreensão realizada pelo Procon servem como um alerta para a necessidade de um controle rigoroso nesse sentido.

O Procon reforça que continue realizando inspeções e fiscalizações em estabelecimentos comerciais de Altamira e região, visando assegurar a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores. Além disso, ressalta a importância de denúncias por parte da população, que são essenciais para o combate a práticas irregulares no mercado.

É dever de todos zelar pela segurança alimentar, tanto dos consumidores quanto dos estabelecimentos comerciais. Ações como essa induziu para a conscientização sobre a importância da qualidade dos alimentos e a garantia do direito do consumidor a produtos saudáveis e seguros.

MAIS TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM ALTAMIRA SERÃO REFORMADAS

Em uma cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira 12 de julho de 2023, a Prefeitura de Altamira deu início a um importante projeto de reforma das instituições de ensino municipal. O evento marcante aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Eulalia Soares de Oliveira, onde o gestor da cidade, junto com autoridades locais, conquistou a assinatura da ordem de serviço.

Foto: Júnior Soares 

A reforma abrangerá três unidades educacionais: a EMEF Eulalia Soares de Oliveira, a Creche Municipal Irmã Serafina e a Creche Irmã Vitalina. Essa iniciativa faz parte dos esforços contínuos da Prefeitura de Altamira para melhorar a qualidade da educação e proporcionar um ambiente seguro e adequado aos alunos.


A EMEF Eulalia Soares de Oliveira, foi o local onde ocorreu a cerimônia. O objetivo é revitalizar a estrutura física da escola, modernizando as salas de aula, os laboratórios e demais espaços, garantindo um ambiente propício ao aprendizado.

As Creches Municipais Irmã Serafina e Irmã Vitalina também serão contempladas com as melhorias. Serão realizados reparos nas instalações, como a troca de pisos, pintura, segurança dos espaços de acomodação e aquisição de novos equipamentos para garantir o conforto e segurança das crianças.

Foto:Júnior Soares

Durante a cerimônia, o gestor da cidade destacou a importância dessas obras para o desenvolvimento educacional do município. Ele enfatizou que a reforma das instituições de ensino é um investimento no futuro das crianças e jovens de Altamira, que merecem ter acesso a uma educação de qualidade e experiências adequadas para o aprendizado.

A previsão é de que as obras terão início nas próximas semanas, com prazos definidos para a conclusão de cada uma das reformas. A comunidade escolar, incluindo pais, alunos e professores, está animada com a notícia e aguarda ansiosamente as melhorias que serão realizadas nas instituições de ensino.

Por: Notícias Da Hora

PRORROGADA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA E MENINGITE EM ALTAMIRA

Altamira estendeu a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a Meningite até o dia 31 de julho de 2023. É uma oportunidade imperdível para garantir a proteção contra essas doenças sazonais que podem afetar a saúde de todos.

Foto:Ascom PMA

Meningite:

A meningite é uma doença que pode causar complicações graves e até mesmo levar à morte. Ao ampliar a disponibilidade dessa vacina para toda a população, Altamira busca fortalecer a imunização coletiva e diminuir os riscos de surtos da doença. Em todas as unidades de saúde de Altamira a população terá acesso à vacina contra a meningite e forma prática e muito rápida.

A coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Sáude, enfermeira Lienda Bandeira, reforçou o prazo estendido da campanha. “A Vacina Meningo C foi prorrogada até 31 de Julho de 2023, e a meta que nós temos para alcançar é 95% da população. A principal forma de prevenir a forma grave da meningite bacteriana, é através da imunização”, disse a enfermeira.

Influenza:

Além disso, a vacinação contra a influenza estará disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A gripe, causada pelo vírus influenza, é outra doença comum durante o inverno e pode levar a complicações sérias, especialmente em grupos mais vulneráveis, como idosos e pessoas com doenças crônicas. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

Ao vacinar-se contra a influenza, você estará protegendo a si mesmo e contribuindo para a diminuição da circulação desse vírus na comunidade.

“A Campanha da Influenza foi prorrogada até setembro de 2023, é uma forma de resguardar, a própria saúde, e acima de tudo prevenir-se. A Imunização reduz a necessidade de hospitalizações todos os anos no Brasil. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários”, explicou a enfermeira Lienda.

A prefeitura de Altamira, por meio da SESMA, tem incentivado a comunidade a buscar a atualização da carteira de vacinação. Além das vacinas contra a Meningite e Influenza, as pessoas podem se imunizar contra a hepatite B, tétano, H1N1, tríplice viral, febre amarela e a bivalente, última dose contra a covid-19.

A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças infecciosas e proteger a saúde da população. Todas as unidades de saúde da cidade disponibilizam as vacinas gerais e as de campanha, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As pessoas precisam levar o cartão SUS, um documento de identificação com foto, e a carteira de vacinação. Altamira Prefeitura, Mais Vida, Mais Saúde, Mais Futuro.

Fonte:Ascom PMA

MAIS DE 33 MILHÕES DE BRASILEIROS NÃO TÊM ACESSO À ÁGUA POTÁVEL, DIZ LEVANTAMENTO

Mais de 33 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e quase 100 milhões ainda não usufruem dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, segundo informações do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), de 2021. Os números correspondem a 15,8% e 44,2% do total da população, respectivamente.

Foto:Agência Brasil 

Os dados mostram ainda que 3 anos após a aprovação Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026), em 15 de julho de 2020, o país ainda está distante das metas de atender 99% da população com serviços de água potável e ao menos 90% dos habitantes com coleta e tratamento de esgoto até 2033.

O marco estabeleceu que, para cumprir as metas, os municípios devem apresentar à União documentos que comprovem que eles têm recursos suficientes para as ações necessárias. 13,8% da população brasileira (30 milhões de pessoas), no entanto, vive em cidades que não enviaram essa documentação. 70% das pessoas que moram nestas cidades não possuem coleta de esgoto.

Paralelamente, os municípios com documentação pendente investem muito menos, uma média de R$ 55 por habitante. Já os regulares investem uma média de R$ 113.

Segundo um estudo do Instituto Trata Brasil divulgado em parceria com a GO Associados nesta quarta-feira, 12: “há um longo caminho entre o atual patamar dos indicadores de atendimento e aqueles previstos no Novo Marco Legal do Saneamento Básico”. Para alcançar os objetivos propostos, o investimento teria mais do que dobrar até dezembro de 2033.

Nos últimos 5 anos, a média anual de investimento no setor de saneamento básico foi de R$ 20 bilhões. Porém, para que os serviços de água e esgoto sejam universalizados para os brasileiros, de acordo com cálculos do instituto, esse valor precisaria ser de R$ 44,8 bilhões por ano.

“É urgente a busca de soluções eficientes e que considerem a realidade de cada região, para que haja o aumento no volume de investimentos e a geração de obras que levem ao abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto para toda a população. Este foi o compromisso que o país assumiu para com a sociedade, de universalização dos serviços até o ano de 2033. Cabe, portanto, a todos os prefeitos e governadores encaminharem soluções que façam deste compromisso uma realidade”, disse Luana Siewert Pretto, presidente do Trata Brasil.

Com informações do Poder 360

 

EM MENOS DE 24H ALTAMIRA RESGISTRA TRÊS TENTATIVA DE HOMICÍDIO E UM ASSASSINADO

O agricultor Ronildo dos Santos, 26 anos, foi alvejado a tiros em um ponto de táxi na tarde desta terça-feira (11), no bairro Buriti, em Altamira. É o segundo caso de homicídio registrado na cidade em menos de 24 horas.

Foto: Altamira

O local do assassinato é uma área afastada do centro da cidade e de pouco movimento. A vítima aguardava para embarcar em um ônibus intermunicipal quando foi morta.

 Até o momento não foram identificadas testemunhas que auxiliem nas investigações, porém, pessoas próximas ao agricultor relataram que ele sofria ameaças e que provavelmente ele estaria indo embora de Altamira. A motivação do crime ainda é investigada.

 Uma perícia feita no local constatou que Ronildo foi vítima de pelo menos dez disparos, o que caracteriza execução.

 Na madrugada desta terça-feira (11), outro caso de violência foi registrado na cidade, dessa vez no bairro Bela Vista. Um homem, ainda não identificado, fez disparos de arma de fogo contra pessoas que estavam em um e deixou dois homens e uma mulher feridos. As vítimas foram levadas para a UPA.

 No local, policiais encontraram as cápsulas da arma. A Polícia Civil apura o caso como tentativa de homicídio. Até o momento, ninguém foi preso.

 Fonte: G1 Pará

sexta-feira, 7 de julho de 2023

IDOSO É ENCONTRADO MORTO PRÓXIMO A ÁREA DE PARQUE EM ALTAMIRA

Corpo de Francisco José de Sales, de 62 anos, é descoberto perto da ponte da Avenida João Coelho

Na madrugada desta sexta-feira (07) um idoso foi encontrado morto próximo a uma área de parque no bairro Brasília, em Altamira. A Polícia Militar foi acionada pelos populares que avistaram o corpo e acionaram a Polícia Militar.
Foto:Documento da Vítima/Reprodução

A vítima foi identificada como Francisco José de Sales, um homem de 62 anos. Seu corpo foi encontrado precisamente próximo à ponte da Avenida João Coelho, uma área conhecida por sua movimentação durante o dia e frequentada por moradores locais.

Segundo relatos iniciais, o corpo não apresentava sinais aparentes de violência. Para esclarecer o ocorrido, o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e encarregado de remover o corpo para realização de exames periciais que ajudarão a determinar a causa da morte de Francisco José de Sales.

A comunidade local, abalada com a notícia, se reuniu em grupos para discutir o ocorrido e prestar solidariedade à família da vítima. Amigos e vizinhos de Francisco descrevem-no como uma pessoa querida e respeitada, e expressam choque e tristeza pela sua morte repentina.

À medida que mais informações foram divulgadas pelas autoridades competentes, atualizamos esta matéria para mantê-los informados sobre o desenvolvimento das questões.

ALTAMIRA OFERTA PLANEJAMENTO FAMILIAR PARA DEZENAS DE MULHERES ATENDIDAS PELO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

“Nós como médicos da atenção básica damos essa orientação explicamos pra ela o que que é uma laqueadura. Se elas se enquadram no perfil pra ter direito a laqueadura e depois disso nós encaminhamos ela pra uma série de acompanhamento multidisciplinar”, explica Verícia Oliveira, da Coordenação da Atenção Primária em Saúde, que realizou uma manhã de atendimento a 60 mulheres que participam do Planejamento Familiar mensal, realizado pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA).

Foto:SESMA

O Planejamento Familiar é realizado nas últimas sextas-feiras de cada mês e conta com a presença de profissionais da área da saúde, incluindo médicos da família, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. Em cada encontro são atendidas mulheres interessadas em planejar suas famílias, promovendo também saúde e qualidade de vida aos membros de cada lar. O acesso a esse serviço ocorre por meio de encaminhamento do médico da Estratégia Saúde da Família, que direciona as mulheres para realizarem o planejamento familiar. Uma das atendidas é Samara Nunes, que está no sexto mês de sua segunda gestação. “Tudo começou pelo postinho, é a segunda gestação, meu filho tem 10 anos, a gente decidiu que seria o último bebê. Fui no postinho, foi muito simples, fui muito bem atendida. Muito importante porque, o suporte da saúde fica muito mais fácil”, disse a dona de casa.

Foto:SESMA

O agendamento das consultas é realizado no Setor da Atenção Primária à Saúde, SESMA. “Todas essas mulheres que estão aqui passaram por um acompanhamento, por uma avaliação. Isso é importante, mostra a sensibilidade da administração, em atender aquelas pessoas que mais precisam. Esse é o foco, a nossa preocupação sempre será o usuário do SUS que mais precisa do serviço”, Enfatizou Waldecir Maia, Secretário Municipal de Saúde.


O planejamento familiar é um direito garantido a todos os cidadãos, conforme estabelecido pela Lei Federal 9.263/96. Ele engloba um conjunto de ações voltadas para a regulação da fecundidade, garantindo igualdade de direitos tanto para as mulheres quanto para os homens e casais. Em outras palavras, o planejamento familiar proporciona às famílias o direito de decidir quantos filhos desejam ter, no momento mais conveniente para eles, recebendo toda a assistência necessária para garantir esse direito integralmente. Para as mulheres atendidas por esse programa, essa ação é considerada importante e valiosa.

“É algo de extrema importância pra mim, pra minha gestação, gratidão, a enfermeira perguntou se eu queria fazer a laqueadura, ela me deu os devidos encaminhamentos. Graças a Deus, a gente equipes no município preparadas pra atender nós gestantes”.  Afirmou   Arlete Pereira gravida de 9 meses da Maria Alice.

Fonte:Ascom PMA

quinta-feira, 6 de julho de 2023

PREFEITURA DE ALTAMIRA ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE RESTAURANTE POPULAR NO BAIRRO MUTIRÃO

Altamira dá mais um importante passo em direção à inclusão social e ao combate à fome, com a assinatura da ordem de serviço pela Prefeitura para a construção de um Restaurante Popular. A localização do restaurante foi cuidadosamente escolhida, Avenida Bom Jesus, principal via de acesso ao bairro Mutirão, que também de forma estratégica, alcança bairros adjacentes ao Mutirão como Jatobá, Água Azul, Paixão de Cristo e outros daquela região.

Foto:Ascom PMA 

“Hoje, dia 5 de Julho, iniciará a obra do Restaurante Popular. Serão investidos aqui 205 metros quadrados de construção, um prédio novo que será entregue a população. A gente espera que daqui há 4 meses, a gente consiga entregar o restaurante popular novo pra toda essa região”, afirmou Maia Junior, Secretário Municipal de Planejamento.

A construção do restaurante popular é uma demonstração do compromisso e da sensibilidade da administração municipal de Altamira em enfrentar os desafios sociais e buscar soluções concretas para melhorar a qualidade de vida da população.

Foto:Ascom PMA 

“Pra gente é uma grande alegria, ter colocado o restaurante popular aqui no bairro Mutirão, pra atender essa população que não consegue chegar até o centro.  A gente tem o cardápio variado, uma comida diferenciada pra população e com o apoio da nossa nutricionista pra dar uma alimentação mais saudável pra população que precisa desse alimento”, destacou Suelem Alves, Secretaria de Assistência e Promoção Social.

A iniciativa do restaurante popular envolve uma abordagem integrada, contemplando ações que vão além da alimentação. Está previsto o desenvolvimento de programas de capacitação profissional para os beneficiários, visando a qualificação e a inserção deles no mercado de trabalho. Dessa forma, além de suprir a carência alimentar, o projeto visa proporcionar oportunidades para que as pessoas possam conquistar uma vida mais digna e autossustentável.

A expectativa é que o restaurante beneficie milhares de pessoas, proporcionando a elas não apenas uma refeição nutritiva, mas também esperança, e a certeza de que a Prefeitura de Altamira está comprometida com a promoção do bem-estar social. Essa obra é uma reafirmação da gestão “Mais Vida, Mais Futuro de tornar a cidade um lugar mais justo e acolhedor para todos. Quando pronto, o restaurante irá proporcionar uma refeição balanceada e a um preço acessível, diariamente.

Para a presidente da Associação de Moradores do bairro Água Azul, Cristiane Pereira, “Foi uma boa escolha do local, aqui existe uma grande parte da população muito carente. Uma benção pra população, equipe tá de parabéns por ter pensado na população mais carente”.

Em breve, os moradores beneficiários terão à disposição um espaço onde poderão se alimentar de forma digna, além de fortalecer vínculos comunitários e construir um futuro mais promissor. “A Comunidade ficou feliz, muitos agradeceram porque vai atender uma clientela mais carente, que não tem condições muitas vezes de comprar uma alimentação, que é boa e barata, o outro restaurante é longe e dificultoso pra ir até lá, pra nós é importante, comemorou Rafael Lourenço, morador Bairro Jatobá.

Fonte:Ascom PMA

QUARTO SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO EM MORTE DE DELEGADO MORRE EM TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA NO PARÁ

O quarto suspeito de envolvimento na morte do delegado de Polícia Civil (PC), Luciano Francisco Ferreira, foi morto durante uma troca de tiros com policiais em Altamira, no sudoeste do Pará.

Foto:Rede Social

A ação ocorreu na quarta-feira (5), na tentativa de cumprimento do mandado de prisão preventiva contra o homem, que, segundo os agentes, estava escondido em uma residência no bairro Liberdade.


Ele era considerado pela PC o último suspeito do crime, que ocorreu na última segunda (3). Luciano foi atingido em Uruará, também no sudoeste do estado, após desentendimento com outro homem, segundo testemunhas. Outros policiais também teriam reagido.

A Polícia diz que o delegado morreu durante ação policial, sem detalhar qual. Ele integrava a equipe da operação Curupira, que combate crimes ambientais. O delegado atuava na área de conflitos agrários.

Dos quatro envolvidos na morte do delegado, três foram mortos em confronto com a Polícia Civil e um foi preso em flagrante, como pontuou a corporação.

O delegado chegou a ser levado ao hospital, assim como o autor dos disparos, mas não resistiu e morreu na terça (4).

De acordo com a PC, o quarto suspeito reagiu à abordagem assim que viu os policiais e acabou baleado durante o tiroteio. Ele morreu após ser socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Altamira, ainda segundo a polícia.

No local onde ele se escondia, a polícia apreendeu um revólver e munições que estavam na posse do suspeito.

VELÓRIO E CREMAÇÃO

O corpo do delegado foi velado no centro empresarial de Altamira e cremado em Marituba, na Grande Belém.

Ao longo da quarta-feira (5), o policial recebeu homenagens da família e de colegas da segurança pública em diferentes cidades do Pará. Houve salva de tiros em frente à delegacia de Altamira, onde o delegado trabalhou por cinco anos.

Luciano Ferreira era casado com uma escrivã e deixa dois filhos. A morte dele causou comoção na região de Altamira, onde ele foi atuante como escrivão e delegado.

Fonte:G1 Pará

SUSPEITO DE TRAFÍCO DE DROGAS MORRE EM TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA MILITAR

Foi exatamente por uma equipe da Polícia Militar na tarde de quarta-feira (06). Ao perceber a presença dos policiais, o suspeito identificado por Mauro de Oliveira Cardoso.  tentou fugir para dentro de sua residência, mas foi interceptado pela equipe.

Foto: Rede Social

Durante uma intervenção policial, houve troca de tiros e o suspeito acabou sendo atingido. Os policiais imediatamente acionaram o socorro e ainda foi transferido para Altamira, mas não resistiu e veio a óbito.  


A ação da Polícia Militar ocorreu após denúncias da comunidade local, que vinha sofrendo com a presença de um ponto de venda de drogas nas proximidades. Os moradores das áreas conhecidas como Travessão da Firma, Picadinho e Picadão informaram às autoridades a atividade suspeita e a circulação de usuários de entorpecentes no local.

A polícia segue investigando o caso para identificar possíveis cúmplices do suspeito e desarticular a rede de tráfico de drogas na região. A intervenção ocorreu no intuito de garantir a segurança e o bem-estar da população local, que há tempos vem sofrendo com a criminalidade ligada ao tráfico.

É importante ressaltar que todas as medidas foram tomadas para preservar a integridade dos moradores e dos envolvidos na ação. A Polícia Militar segue trabalhando para combater o tráfico de drogas e garantir a tranquilidade da população nas áreas rurais de Altamira, reforçando o compromisso com a segurança pública.

‘BÊNÇÃO’ BENEFICIARÁ 3 MIL FAMÍLIAS EM ALTAMIRA PROGRAMA ATENDE FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA E SERVE COMO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO

Cuidado, amparo e proteção. Três palavras que formam o pilar de um projeto revolucionário que chega para melhorar a vida das pessoas. O Programa Bênção foi lançado esta semana pela Prefeitura de Altamira e vai garantir mais dignidade a pessoas como a dona de casa Raimunda Nascimento. “Vou ter que fazer uma cirurgia no meu joelho e esse dinheiro veio numa boa hora pra mim”.

Foto:Ascom PMA 

Quem também comemora é Rosicleide Alves. Com o dinheiro recebido através do programa vai “pagar umas continhas que estão atrasadas”. Ela fez os cálculos, vai dar pra comprar alimentos e até sobrar um pouco para arrumar o cabelo. “Vou ao salão de beleza que eu também mereço”, comenta empolgada.


Raimunda e Rosicleide são moradoras do bairro Água Azul e estão entre as 1.126 famílias beneficiadas pela primeira etapa do projeto da gestão Mais Vida, Mais Futuro. Cadastradas ainda em janeiro, elas tiveram direito ao retroativo do programa, recebendo R$ 1.200 (mil e duzentos reais). A partir de agora, o valor mensal será de R$ 200 (duzentos reais), em acordo com o projeto aprovado na Câmara de Vereadores.
Foto:Ascom PMA

Para o lançamento do Bênção, a Prefeitura de Altamira criou polos que contemplam mais de 50 bairros na cidade, na zona Rural, na região de rios e nos distritos Castelo de Sonhos e Cachoeira da Serra. Até sábado (8 de julho), a caravana chegará aos seguintes polos:

1-Quinta-feira, 06/07, às 8h (Escola Geraldo Emídio, bairro Bela Vista)
2-Sexta-feira, 07/07, às 16 (Escola Getúlio Vargas, bairro RUC Casa Nova)
3-Sábado, 08/07, às 8h (Escola Rui Barbosa, bairro RUC Laranjeiras)

A secretária municipal de Assistência e Promoção Social (Semaps), Suelen Alves, destaca que o Bênção vai proporcionar mais qualidade de vida para os altamirenses em situação de vulnerabilidade social. “Essas famílias poderão ter uma renda complementar. Muitos falam que pode ser pouco, mas é muito para quem não tem”.

Ainda de acordo com a titular da Semaps, nos próximos meses o Bênção totalizará 3.000 famílias amparadas pela Prefeitura. Para informações sobre o programa, quais critérios para participar e como fazer o cadastro, é preciso comparecer à Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social, localizada na Rua Madre Tereza de Calcutá, bairro Esplanada do Xingu (em horário comercial). Ou procurar um dos três Centros de Referências da Assistência Social (CRAS), que ficam nos seguintes endereços:

CRAS I: Rua Cel. José Porfírio, 3100, Bairro Esplanada do Xingu (próximo a balsa da Assurini);
CRAS II: Rua Leonício Antonio, 115, Bairro Mutirão;
CRAS III: Rua Sabugueira, 215, RUC São Joaquim.

Fonte:Ascom PMA

terça-feira, 4 de julho de 2023

DELEGADO DE CONFLITOS AGRÁRIOS MORRE APÓS SER BALEADO EM URUARÁ

Dois suspeitos de envolvimento em troca de tiros com delegado foram mortos e um foi preso. Polícia diz que agente público foi atingido 'durante intervenção policial' na cidade de Uruará.

Foto:Polícia Civil

O delegado da Polícia Civil que foi alvo de tiros em Uruará, no sudoeste do Pará, morreu nesta terça-feira (4). Luciano Francisco Ferreira foi ferido em uma troca de tiros e estava internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Regional em Altamira desde segunda-feira (3).


A morte do delegado foi confirmada pela Polícia Civil. Em nota, o órgão informou ainda que um suspeito foi preso em flagrante pelo "crime de homicídio qualificado".

Outros duas pessoas que seriam suspeitas de envolvimento no tiroteio com o delegado "morreram após troca de tiros com a Polícia", segundo a Polícia Civil em nota, sem repassar detalhes sobre as investigações. Um quarto suspeito é procurado.

O delegado foi atingido no início da manhã de segunda-feira. Segundo a Policia Civil, ele foi alvo de tiros "durante uma intervenção policial", mas não foi repassado detalhes sobre a ação policial, nem possível motivação da troca de tiros.

Os tiros teriam sido disparados por um homem que se desentendeu com o delegado, como mostrou o Jornal Liberal 1ª Edição desta terça- veja acima. Dois investigadores que estavam com ele teriam reagido e o atirador também foi ferido. O delegado e o outro baleado foram levados para unidade de saúde da cidade após o ocorrido.

O servidor público foi atingido no abdômen, passou por intervenção cirúrgica e o quadro de saúde era considerado delicado. Ele foi transferido na tarde de segunda do hospital de Uruará para o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, também no sudoeste do Pará. Não foi informado o estado de saúde do outro homem.

Fonte:G1 Pará

CACAU DE MEDICILÂNDIA LEVA PREMIAÇÃO COCOA OF EXCELLENCE AWARDS, NA EUROPA

Amêndoa de cacau produzida no município de Medicilândia, no oeste do Pará, foi reconhecida entre as melhores do planeta em premiação que oco...