“Nós como médicos da atenção básica damos essa orientação explicamos pra ela o que que é uma laqueadura. Se elas se enquadram no perfil pra ter direito a laqueadura e depois disso nós encaminhamos ela pra uma série de acompanhamento multidisciplinar”, explica Verícia Oliveira, da Coordenação da Atenção Primária em Saúde, que realizou uma manhã de atendimento a 60 mulheres que participam do Planejamento Familiar mensal, realizado pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA).
![]() |
Foto:SESMA |
O Planejamento Familiar é realizado nas últimas sextas-feiras de cada mês e conta com a presença de profissionais da área da saúde, incluindo médicos da família, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. Em cada encontro são atendidas mulheres interessadas em planejar suas famílias, promovendo também saúde e qualidade de vida aos membros de cada lar. O acesso a esse serviço ocorre por meio de encaminhamento do médico da Estratégia Saúde da Família, que direciona as mulheres para realizarem o planejamento familiar. Uma das atendidas é Samara Nunes, que está no sexto mês de sua segunda gestação. “Tudo começou pelo postinho, é a segunda gestação, meu filho tem 10 anos, a gente decidiu que seria o último bebê. Fui no postinho, foi muito simples, fui muito bem atendida. Muito importante porque, o suporte da saúde fica muito mais fácil”, disse a dona de casa.
![]() |
Foto:SESMA |
O agendamento das consultas é realizado no Setor da Atenção Primária à Saúde, SESMA. “Todas essas mulheres que estão aqui passaram por um acompanhamento, por uma avaliação. Isso é importante, mostra a sensibilidade da administração, em atender aquelas pessoas que mais precisam. Esse é o foco, a nossa preocupação sempre será o usuário do SUS que mais precisa do serviço”, Enfatizou Waldecir Maia, Secretário Municipal de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário