sexta-feira, 7 de julho de 2023

ALTAMIRA OFERTA PLANEJAMENTO FAMILIAR PARA DEZENAS DE MULHERES ATENDIDAS PELO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

“Nós como médicos da atenção básica damos essa orientação explicamos pra ela o que que é uma laqueadura. Se elas se enquadram no perfil pra ter direito a laqueadura e depois disso nós encaminhamos ela pra uma série de acompanhamento multidisciplinar”, explica Verícia Oliveira, da Coordenação da Atenção Primária em Saúde, que realizou uma manhã de atendimento a 60 mulheres que participam do Planejamento Familiar mensal, realizado pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA).

Foto:SESMA

O Planejamento Familiar é realizado nas últimas sextas-feiras de cada mês e conta com a presença de profissionais da área da saúde, incluindo médicos da família, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. Em cada encontro são atendidas mulheres interessadas em planejar suas famílias, promovendo também saúde e qualidade de vida aos membros de cada lar. O acesso a esse serviço ocorre por meio de encaminhamento do médico da Estratégia Saúde da Família, que direciona as mulheres para realizarem o planejamento familiar. Uma das atendidas é Samara Nunes, que está no sexto mês de sua segunda gestação. “Tudo começou pelo postinho, é a segunda gestação, meu filho tem 10 anos, a gente decidiu que seria o último bebê. Fui no postinho, foi muito simples, fui muito bem atendida. Muito importante porque, o suporte da saúde fica muito mais fácil”, disse a dona de casa.

Foto:SESMA

O agendamento das consultas é realizado no Setor da Atenção Primária à Saúde, SESMA. “Todas essas mulheres que estão aqui passaram por um acompanhamento, por uma avaliação. Isso é importante, mostra a sensibilidade da administração, em atender aquelas pessoas que mais precisam. Esse é o foco, a nossa preocupação sempre será o usuário do SUS que mais precisa do serviço”, Enfatizou Waldecir Maia, Secretário Municipal de Saúde.


O planejamento familiar é um direito garantido a todos os cidadãos, conforme estabelecido pela Lei Federal 9.263/96. Ele engloba um conjunto de ações voltadas para a regulação da fecundidade, garantindo igualdade de direitos tanto para as mulheres quanto para os homens e casais. Em outras palavras, o planejamento familiar proporciona às famílias o direito de decidir quantos filhos desejam ter, no momento mais conveniente para eles, recebendo toda a assistência necessária para garantir esse direito integralmente. Para as mulheres atendidas por esse programa, essa ação é considerada importante e valiosa.

“É algo de extrema importância pra mim, pra minha gestação, gratidão, a enfermeira perguntou se eu queria fazer a laqueadura, ela me deu os devidos encaminhamentos. Graças a Deus, a gente equipes no município preparadas pra atender nós gestantes”.  Afirmou   Arlete Pereira gravida de 9 meses da Maria Alice.

Fonte:Ascom PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CACAU DE MEDICILÂNDIA LEVA PREMIAÇÃO COCOA OF EXCELLENCE AWARDS, NA EUROPA

Amêndoa de cacau produzida no município de Medicilândia, no oeste do Pará, foi reconhecida entre as melhores do planeta em premiação que oco...