quinta-feira, 2 de março de 2023

EVENTO MARCA O LANÇAMENTO DO PROJETO DA ESCOLINHA DE FUTEBOL FORMANDO CIDADÃO EM ALTAMIRA

 “Ah, eu ‘tô’ muito feliz, nem preciso falar, só de olhar pra minha ‘cara’ dá de ver”. Essa é a afirmação de Kennyson, de 14 anos, aluno do projeto Formando Cidadão.

Com o intuito de mudar a realidade de crianças e jovens a partir do esporte, a Prefeitura de Altamira realizou no Centro de Convenções e Cursos do Premem, na noite desta terça-feira, 28/02, as 19h, a cerimônia de lançamento do projeto de escolinha de futebol ‘Formando Cidadão’, que tem o apoio do governo do estado, e parceria da Liga Desportiva do Pará – ALIDESP, e do Tapajós Futebol Clube.

Foto:Ascom PMA

Responsável pela execução do projeto em Altamira, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), fez a entrega dos materiais de futebol de campo para os 70 alunos, de ambos os sexos, dos 11 aos 15 anos, que terão apoio com aulas e materiais esportivos gratuitos, e que precisam estar devidamente matriculados e que deverão comprovar frequência escolar.

O secretário da SEMEL, Victor Conde, destacou a importância do esporte para o desenvolvimento das crianças e jovens.

“Nada mais justo que Altamira, como cidade polo que abrange toda uma região, também ter esse projeto, e sem dúvidas que a gente vai estar com um trabalho multidisciplinar dentro e fora de campo, mudando a história de vida dessa população”, ressalta o secretário de esporte.

E, concluiu afirmando que “sem dúvida esse será o ponta pé inicial para que a gente crie outros projetos, que também atendam outras modalidades esportivas”.

Foto:Ascom PMA

O presidente em exercício da ALIDESP, Ricardo Oliveira, idealizador do projeto, que é altamirense, falou sobre a alegria em poder trazer para sua cidade natal um projeto de futebol, que vai proporcionar a descoberta de grandes talentos e desenvolver a cidadania dos alunos.

“Não temos dúvida que vai ser sucesso, ao olhar no olhar de cada criança e ver o quanto eles querem isso também, eu estou muito feliz, e foi uma celebração do esporte que há muito não se viu em Altamira”, afirma Ricardo.

Altamira está recebendo a 15° escolinha, das 25 que serão implementadas em todo o estado do Pará. O objetivo é formar não somente futuros atletas profissionais, mas também, cidadãos e cidadãs.

Raquel Brás da Costa é mãe de um dos atletas do projeto, e estava feliz com a possibilidade do filho despontar como um jogador de futebol profissional, no futuro.

“Assim que meu filho soube do projeto, se interessou em participar. Eu estou muito feliz pela oportunidade que ele tá tendo, porque é um projeto de incentivo à criança, a ter boas notas na escola e a ter um incentivo para ser um jogador profissional no futuro”, comenta.

Quem também participou do evento, foi o presidente do Tapajós Futebol Clube, clube que está na primeira divisão do futebol paraense com sede em Santarém, Sandiclei Monte. De acordo com ele, a escolinha de futebol é uma importante oportunidade para formar o futebol de base, mas que os futuros atletas vão precisar de comprometimento.

“A gente fica feliz em participar desse evento hoje, e para que seja o sucesso esperado, precisamos que o projeto seja levado à sério, pois se um familiar disser que o projeto ajudou o filho na escola a ter notas mais altas, isso já vai ser muito satisfatório”, afirmou o presidente. E concluiu ressaltando que ‘o projeto vai permitir descobrir talentos invisíveis, e colocar Altamira em seu lugar de destaque, permitindo que os craques descobertos possam atuar em um time profissional’.

Tendo no esporte a possibilidade de uma vida melhor, crianças e adolescentes poderão usufruir de um projeto que usa o futebol como uma ferramenta de verdadeira transformação social, vendo ali, a chance para realizar grandes sonhos, como ser um grande jogador profissional de futebol, como fala o jovem atleta, Santiago de Sousa, de 14 anos.

“É um sonho fazer parte disso aqui. Eu sempre gostei de jogar bola, sempre joguei bola na rua, e agora vou tá mais perto de realizar esse sonho”, conclui.

O projeto Formando Cidadão é realizado pela Associação de Ligas Desportivas Do Estado Do Pará (ALIDESP), Associação de Ligas Esportivas de Carajás (ALCA) e Associações de Ligas Esportiva Municipais, e tem o apoio do Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

Fonte:Ascom PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CACAU DE MEDICILÂNDIA LEVA PREMIAÇÃO COCOA OF EXCELLENCE AWARDS, NA EUROPA

Amêndoa de cacau produzida no município de Medicilândia, no oeste do Pará, foi reconhecida entre as melhores do planeta em premiação que oco...