quarta-feira, 8 de março de 2023

ASSENTAMENTO PA LAGES RECEBE VISITA DE TÉCNICOS E PARCEIROS DO PLANO NORTE+SUSTENTÁVEL DO GOVERNO FEDERAL

Na segunda-feira, 06/03, o município de Altamira recebeu a visita das equipes técnicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do governo federal, foram ao Assentamento PA Lages, localizado no Travessão da Firma, região da gleba Assurini, cerca de 90km distante do centro de Altamira. A ação é voltada para o uso sustentável do solo, pelos produtores de cacau, com técnicas que promovam o desenvolvimento, mas preservem a mata nativa. Os técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), participaram da visita, que pretende mapear a produção de mudas com o reflorestamento, através do plano Norte+Sustentável.

Foto:ASCOM PMA

Carlos é agricultor na gleba Assurini, e recebe apoio e assistência técnica das equipes da Semagri. Ele conta que está muito satisfeito com a visita e com os trabalhos realizados em sua propriedade, pois beneficiam não somente ele, mas também os vizinhos.

“Tenho recebido benefícios da SEMAGRI com calcário e assistência técnica, além da manutenção dos acessos até a minha propriedade. Eu estou muito contente com essa visita e espero que continue sempre assim, me visitando e vendo no que podem melhorar na minha propriedade, e eu estou aqui para fazer o melhor. Fico contente e agradeço vocês de coração”, declara o agricultor.

Renata Miranda é secretária de inovação, desenvolvimento sustentável, irrigação e cooperativismo do MAPA. Ela conta que o objetivo da visita é formar um conjunto de atores para fortalecer as cadeias produtivas locais em um ambiente tão especial como esse, de boa convivência com a floresta.

“Conseguir aumentar emprego, renda e fortalecer cada uma das cadeias produtivas que interagem e convivem tão bem com a floresta, é nosso principal objetivo. Esse bioma daqui é muito especial. Esse é um esforço da SEMAGRI e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para que chegue a cada um dos produtores”, declara Renata.

Foto:ASCOM PMA

Quem apoia e presta assistência técnica para os agricultores locais é a prefeitura de Altamira, através da Secretaria de Agricultura, Semagri. O titular da pasta, Marcônio Paiva, acompanhou a visita às propriedades, onde já presta uma assistência e já tem serviço consolidado.

“Hoje tá se verificando a possibilidade de implementar projetos agroflorestais junto a secretaria de meio ambiente de Altamira. É uma oportunidade ímpar para a gestão alcançar cada vez mais produtores e disponibilizar todo recurso que a secretaria tem”, conclui Marcônio.

São iniciativas que promovem o desenvolvimento socioeconômico e a inclusão produtiva de agricultores, através da implementação de estratégias, técnicas e processos produtivos ambientalmente sustentáveis.

Além de representantes do Ministério, também participaram da visita a Agência de Cooperação Alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), que são parceiros no projeto Norte+Sustentável, que promove a convergência das políticas públicas agropecuárias e o ordenamento do território da Amazônia Legal, por meio da regularização fundiária, adequação ambiental e da produção.

Fonte: ASCOM PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CACAU DE MEDICILÂNDIA LEVA PREMIAÇÃO COCOA OF EXCELLENCE AWARDS, NA EUROPA

Amêndoa de cacau produzida no município de Medicilândia, no oeste do Pará, foi reconhecida entre as melhores do planeta em premiação que oco...